ÁREA: IC-Iniciação Científica
TÍTULO: EFEITOS DO HERBICIDA 2,4 D SOBRE A COMUNIDADE BACTERIANA EM SOLOS DO CERRADO MERIDIONAL MARANHENSE
AUTORES: ARAÚJO, L. C. A DE - CESI/UEMA; ORLANDA, J. F. F. - CESI/UEMA
RESUMO: O herbicida 2,4 D [ácido 2,4 diclorofenoxiacético] é comercializado como tordon mais associações, pertencem ao grupo das feniluréias, é recomendado para aplicação em diversas culturas do Brasil, sendo intensivamente aplicado na cultura de arroz, soja e cana–de–açúcar, principalmente no Estado do Maranhão. O presente projeto teve como objetivo isolar, identificar e avaliar os efeitos da aplicação do herbicida 2,4 D sobre as linhagens bacterianas em solos do Cerrado Meridional Maranhense. Os resultados mostraram que após a contaminação com 2,4 D, a contagem de células viáveis com potencial de degradação foi de 144 x 102 UFC/g para bactérias presente no solo com cultivo de feijão. As linhagens bacterianas isoladas podem ser utilizadas como ferramenta para a biorremediação ambiental.
PALAVRAS CHAVES: bactérias, herbicida 2,4 d e biodegradação
INTRODUÇÃO: O herbicida 2,4 D [ácido 2,4 diclorofenoxiacético] é comercializado como tordon mais associações, pertencem ao grupo das feniluréias, é recomendado para aplicação em diversas culturas do Brasil, sendo intensivamente aplicado na cultura de arroz, soja e cana–de–açúcar [Musumeci et al., 1995], principalmente no Estado do Maranhão. A capacidade dos microrganismos de degradar compostos orgânicos é cientificamente reconhecida e vem sendo utilizada ao longo do tempo em processos de tratamento biológico de efluentes líquidos e de resíduos sólidos. Esses microrganismos podem ser encontrados no próprio ambiente impactado, sendo na maioria das vezes os responsáveis pelo desaparecimento dos contaminantes [Hao et al., 2002]. O conhecimento do comportamento dos herbicidas é fundamental na avaliação de sua eficácia na agricultura e na compreensão do impacto ambiental causado por estes produtos químicos. Assim, o presente projeto teve como objetivo isolar, identificar e avaliar os efeitos da aplicação do herbicida 2,4 D sobre as linhagens bacterianas em solos do Cerrado Meridional Maranhense.
MATERIAL E MÉTODOS: As amostras de solos com cultivo de feijão foram coletadas no município de Governador Edson Lobão (MA), situado no Cerrado Meridional Maranhense em diferentes pontos, na profundidade de 0 a 20 cm (horizonte A). Após a coleta, as amostras de solos foram peneiradas em peneira de 2 mm de malha, acondicionada em sacos plásticos e deixada em geladeira até o momento das análises. A avaliação dos efeitos sobre a comunidade bacteriana isolada do solo foi realizada através de testes de crescimento em meio mineral J. E. sólido + 2,4 D na concentração de 20 μg mL-1. As linhagens microbianas que apresentaram melhor crescimento foram submetidas para a avaliação da cinética de crescimento em meio mineral M9 + Tordon nas concentrações de 5 μg mL-1, 10 μg mL-1 e 20 μg mL-1, por um período de 72 horas de incubação, à temperatura de 28 °C, com contagem das bactérias em unidades formadoras de colônias (UFC g-1 de solo).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O conhecimento do equilíbrio dinâmico e dos efeitos das práticas agrícolas sobre as populações na comunidade bacteriana é importante, dadas às inúmeras funções que esses microrganismos desempenham. O número de unidades formadoras de colônias por grama de solos (UFC/g) de bactérias totais foi de 25.105 na profundidade de 0 a 20 cm. Após a contaminação com Tordon, a contagem de células viáveis, apresentado potencial de degradação do herbicida apresentou isolamento de 144 x 102 UFC/g para bactérias presente no solo com cultivo de feijão. Essa diminuição bacteriana pode estar relacionada com a alta sensibilidade destas ao herbicida, resultando na eliminação de algumas espécies. A partir desse isolamento foram selecionadas 60 linhagens de bactérias baseadas em observações macroscópicas de pleno crescimento em Meio de cultura M9 e J. E. suplementadas com Tordon, a partir de colônias diferentes, evitando purificar colônias com crescimento lento e irregular, para compreender a forma de metabolismo e os mecanismos envolvidos na utilização de compostos xenobióticos pela comunidade microbiana.
CONCLUSÕES: As linhagens bacterianas isoladas podem ser utilizadas como ferramenta para a biorremediação ambiental e, com isso é necessário que estudos posteriores sejam conduzidos para assegurar monitoramento da viabilidade celular bacteriana no ambiente, sua competitividade e capacidade degradativa desses poluentes no meio ambiente.
AGRADECIMENTOS:FAPEMA/UEMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:MUSUMECI, M. P.; NAKAGAWA, L. E.; LUCHINI, L. C.; MATALLO, M. B.; ANDREA, M. M. Pesquisa Agropecuária Brasileira, .30, 775-778, 1995.
HAO, O. J.; KIM, M. H.; SEAGREN, E. A.;KIM, H. Chemosphere, 46, 797 - 807,2002.