ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: AS TRANSFORMAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO PROCESSO SELETIVO DA UFPA DO PERÍODO 2001-2006 E SEUS REFLEXOS NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: GUIMARÃES, P.E.B.1; SILVA, D.S.1; MACHADO, J.R.C.2.
1. DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUíMICA-UFPA (PAULINHA_UFPA@HOTMAIL.COM); 2. PROF. MS. DO CENTRO DE EDUCAçãO-UFPA.


RESUMO: Este trabalho é resultado da pesquisa e análise dos boletins de questões de Química do Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará, com especial atenção para o período 2001-2006, em que foram observadas significativas transformações na forma de elaboração das questões, na tentativa de atender os conteúdos claramente inspirados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio que enfocam as mais inovadoras tendências, mostrando a educação em Química, como veículo contextualizador e de interdisciplinaridade, humanizador e recurso instrucional importante, que serve para o exercício de intervenções e julgamentos práticos, essenciais à vida contemporânea. Essas transformações geraram reflexos no nível médio, tanto na abordagem do conteúdo de Química quanto na prática docente.

PALAVRAS CHAVES: ensino superior, educação em química, processo seletivo.

INTRODUÇÃO: A Lei de Diretrizes e Bases/96 propõe diretrizes curriculares nacionais que visam nortear as várias áreas do conhecimento abordadas no Ensino Médio (na realidade a última etapa da Educação Básica). Especificamente a Química, deixa claro que esta deve desenvolver conhecimentos contextualizados para que se possam atingir habilidades e competências que sirvam para formar o cidadão-aluno, apto a sobreviver e atuar nesta sociedade científica-tecnológica, onde a Química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens, desenvolvimento sócio-econômico e interfere diretamente no cotidiano de todas as pessoas. Observou-se que no Processo Seletivo da UFPA - 2001-2006, a elaboração de um conteúdo programático de Química que busca abordar os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio, os quais foram organizados em eixos temáticos, ajusta-se lenta, porém gradualmente a uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada, para com isso elaborar questões que favoreçam o alcance dessas perspectivas, como forma de se adequar às Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e ás recomendações do parecer CP 95/98-CNE.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais de pesquisa utilizados para análise foram os boletins de questões de Química do Processo Seletivo da UFPA do período de 2001-2006 e algumas bibliografias.
O método de análise, procurou investigar de que forma se deu as mudanças no desenvolver das questões no decorrer desse período, se os conteúdos de Química eleitos para a elaborações das questões foram ajustados de maneira a atender a contextualização e a interdisciplinaridade do conhecimento pretendidas pelo Processo Seriado e, se sim, qual a intensidade disso. E por fim, quais o reflexos dessas mudanças na abordagem do conteúdo de Química, bem como nos profissionais do Nível Médio envolvidos nesse processo.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando-se os boletins de questões, verificou-se que em 2001 ocorreu a primeira tentativa oficial de se construir uma prova de Química unificada (com nivelamento do conhecimento das ciências baseado em competências e habilidades) e contextualizada, entretanto sem evidenciar claramente qual a concepção de contextualização adotada e, até 2003, as mudanças decorreram sutilmente. Os elaboradores, por sua vez, alegaram que ficou inviável desenvolver uma prova com avanços mais ambiciosos e imediatos, pois professores do Ensino Médio reclamaram que não haviam recebido formação, durante a graduação na UFPA, capaz de oportuniza-lhes a prática de uma abordagem do conteúdo de Química em concordância com o que a nova prova exigia. Com o advento do vestibular 2002, tem-se um dos condicionantes que levou a gerar discussões acerca da necessidade de elaboração de um novo Projeto Político Pedagógico para o curso de Química Licenciatura, e eis que em 2004 um novo projeto surgira. Ainda em 2004 o vestibular passa a oferecer a alternativa de seleção seriada, oportunizando a professores do Nível Médio condições para um ensino mais contextualizado, opção que se estende até 2006.




CONCLUSÕES: Os avanços no Processo Seletivo da UFPA, situam-se numa zona limítrofe entre o possível e o desejável. O impulso para tais transformações deu-se, principalmente, em decorrência de documentos oficiais que delineiam o quadro geral de intenções. Os esforços da UFPA e dos interessados no nível médio, buscam a efetiva implantação de um processo seletivo capaz de adequar-se ao que determinam as leis e o estado da arte das pesquisas em educação em química e, ainda, gerar situações que possibilitem examinar competências e habilidades, o que exige professores preparados em melhores licenciaturas.

AGRADECIMENTOS:Ao Prof. Ms. Jorge Machado, agradecemos suas valiosas contribuições e ensinamentos acerca da coerente essência do processo ensino-aprendizagem em Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Conteúdo Programático do Processo Seletivo da UFPA, 2001-2006. Belém, GEUFPA, 2001-2006
MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F.; ROMANELLI, L.I. Pressupostos gerais e objetivos da proposta curricular de Química. Belo Horizonte, UFMg, sd.
MACHADO, J.R.C. Esboçando a cartografia de uma reforma curricular. Belém, UFPA, 2004.
MACHADO, J.R.C. Considerações sobre o ensino de Química. Belém, UFPA, 1998.
BRASIL - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 1998
Site consultado: http://portal.mec.gov.br