ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: CRIAÇÃO DE UM DVD DE VÍDEO EDUCATIVO COM EXPERIMENTOS DE QUÍMICA PARA SER UTILIZADO COMO MATERIAL COMPLEMENTAR NO ENSINO DE QUIMICA NA ESCOLA PÚBLICA.

AUTORES:
MALLMANN, E.J.J. – UECE, AMORIM, L.N. - UECE, NASCIMENTO, K.M. – UECE, LIMA NETO, J.G. - UECE, SOARES, K.P. – UECE, MENDES, L.G - UFC, CUNHA, F.A. - UFC

UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARá.
UECE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARá.


RESUMO: O ensino de ciências nas escolas encontra dificuldades, entre elas o desmonte que ocorreu nos últimos anos nas escolas. Entre as disciplinas mais prejudicadas está a Química, pois é uma ciência experimental. O objetivo deste trabalho foi criar um recurso de multimídia (DVD) com vídeos de experimentos químicos que pudessem ser utilizados como ferramenta no aprendizado de Química. Foram realizados vídeos de reações químicas importantes no desenvolvimento no aprendizado. Os vídeos foram divididos em assuntos: reações de precipitação, neutralização, produção de gás, mudança de cor e oxidação-redução. Os vídeos foram filmados com uma máquina digital e gravados em um DVD. O DVD pode ser apresentado em qualquer aparelho presente nas escolas do Ceará. O DVD contém no total 25 minutos de exibição.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química. vídeos de química.

INTRODUÇÃO: As mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas têm colocado ao nosso tempo desafios que exigem o desenvolvimento do conhecimento em escala até então desconhecida. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), a escola deve estar comprometida com a cultura geral, fundamentada no domínio tecnológico e científico do homem sobre a natureza. O ensino de ciências nas escolas encontra várias dificuldades, entre elas o desmonte que ocorreu nos últimos anos nas escolas. Entre as disciplinas mais prejudicadas está a Química, pois é uma ciência experimenta(l). Diversas escolas públicas do Ceará não possuem Laboratórios de Química, o que dificulta o aprendizado desta disciplina. O objetivo deste trabalho foi criar um recurso de multimídia (DVD) com vídeos de experimentos químicos que pudessem ser utilizados como ferramenta no aprendizado de Química, este DVD tem a finalidade de auxiliar o professor de Química na exposição de assuntos relevantes(1,2,3,4,5). Estão desaparecendo as fronteiras que distinguiam os grupos de educadores e instituições de ciência e não abraçar estas mudanças inviabilizam a capacidade de promover o ensino da ciência.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizados vídeos de diversas reações químicas importantes no desenvolvimento do aprendizado em Química. Os vídeos foram divididos em assuntos: reações de precipitação, neutralização, produção de gás, uso de indicadores, mudança de cor e oxidação-redução. Os vídeos foram filmados com uma máquina digital e gravados em um DVD para ser exibido em um aparelho de DVD comum. Os experimentos foram realizados no Laboratório da Universidade Federal do Ceará. O DVD pode ser usado como atividade complementar da disciplina de Química. Juntamente com o DVD foi produzido um manual para o professor onde estão presentes as informações que são necessárias para a utilização do DVD. O manual contém todas as reações exibidas no DVD e vários exercícios relacionados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O DVD pode ser apresentado em qualquer aparelho presente nas escolas. O DVD contém no total 25 minutos de exibição. O manual que acompanha o DVD contém as reações balanceadas e todas as informações necessárias para o desenvolvimento do aprendizado em Química, sendo de fácil interpretação pelo professor de Química. As sociedades estão se tornando nações de aprendizes vitalícios respaldados por vasta infra-estrutura organizacional. Os centros desta revolução no aprendizado não são as escolas, e sim uma rede de organizações e mídias (museus, bibliotecas, televisão, livros, CD e DVD educacionais e cada vez mais a Internet) que sustentam a busca crescente do aprendizado por livre escolha conduzido pelas necessidades e interesses de cada pessoa(4). O aprendizado da ciência é parte importante desta revolução. O DVD pode ser coipiado livremente e distribuídos aos alunos, pois os autores abrem mão dos direitos autorais, para que todos tenham acesso. Na segunda fase desse projeto os DVDs serão exibidos em escolas públicas do estado do Ceará, onde serão avaliadas as respostas dos alunos sobre esse novo meio de educação em Química.




CONCLUSÕES: Considerando que várias instituições de ensino ainda apresentam uma grande carência de laboratórios que possam dar suporte às práticas de reações químicas, e que somente a exposição teórica do assunto pode transformar a ciência em algo distante e abstrato ao aprendizado do aluno, com o auxílio do DVD, as reações químicas se tornarão mais claras aos olhos discentes e tornará o aprendizado interessante e de uma compreensão facilitada, bem como ajudará e muito o professor durante suas aulas, tornando-as mais dinâmicas e mais próximas à realidade química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:1. LIBÂNEO, JC. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez,. 104 p. 1998
2. SILVEIRA, SA. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
3. DIERKING, LD. Lessons without limit: how free-choice learning is transforming science and technology education. Hist. cienc. saude-Manguinhos, , vol.12, p.145-160. 2005.
4. OLIVEIRA, V. de F. Imaginário social e escola de segundo grau. Ijuí: Editora UNIJUI, 1997.
5. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Brasília, Câmara dos Deputados, 2000.