ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: ALTERNATIVAS DIDáTICAS PARA AULAS DE QUíMICA NO NíVEL MéDIO

AUTORES: MESQUITA, K. F. M. - UERN; MEDEIROS, T. J. M. M. - UERN

RESUMO: A promoção do conhecimento tem quebrado paradigmas, incorporando novas abordagens, visando formar cidadãos conscientes da sua participação em um mundo em constante transformação. Daí a importância de refletirmos a nossa postura pedagógica buscando desenvolver projetos didático-pedagógicos que utilizem ferramentas de pesquisa no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao educando a capacidade de articular de forma dialética a teoria e a prática dos conteúdos de química abordados. Durante os anos de 2004, 2005 e 2006 foram desenvolvidos projetos científicos com um grupo de estudantes em uma escola de Ensino Médio, que construíram jogos didáticos, peças teatrais, um kit de experimentos básicos e um projeto empírico.

PALAVRAS CHAVES: projetos didáticos, lúdico, química

INTRODUÇÃO: A sala de aula deve ser o laboratório do professor. Investigar metodologias, comportamentos, alternativas didáticas, fundamentos que norteiem o processo ensino-aprendizagem, assim como transtornos e situações adversas, se bem sistematizadas pela coleta adequada de dados, suscita a possibilidade de uma construção pedagógica embasada em conceitos de notória reflexão conjunta, conduzindo o sistema educativo pelo caminho da elaboração consciente do saber, do fazer e do analisar. Com essa concepção faz-se mister refletirmos sobre a nossa postura pedagógica buscando desenvolver projetos didático-pedagógicos objetivando utilizar projetos de pesquisa como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao educando articular de forma dialética a teoria e a prática dos conteúdos de química abordados, contribuindo na sua formação pessoal e acadêmica.

MATERIAL E MÉTODOS: Durante os anos de 2004 e 2005, foram desenvolvidas atividades optativas com um grupo de estudantes em uma escola de Ensino Médio.Em 2004 os alunos da 1ª série do ensino médio e desenvolveram três projetos: o teatro científico “os três porquímicos”, o jogo lúdico “banco químico” e o Kit de experimentos de química, todos voltados para área de ensino da química. No ano seguinte (2005) o mesmo grupo trabalhou com outros quatro projetos: “O Químico Detetive”, “Guerra do Saber”; “Molécula a Princesa Química” e a “Influência da ebulioscopia no cozimento de alimentos como fator de economia de gás butano”. Os alunos reuniam-se uma vez por semana, para estudar, realizar seminários, aulas práticas, pesquisar e visitar empresas e/ou indústrias de relevância local. Para detectar as possíveis implicações no processo ensino-aprendizagem elaborou-se um instrumento de averiguação composto por uma lista de perguntas tendo sido realizadas bimestralmente objetivando diagnosticar o desempenho gradativo que estes haviam adquirido, em relação ao do restante da turma. A análise do desenvolvimento de tais atividades foi quantitativo, e qualitativo. Em 2006 aplicou-se um outro questionário.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: ●Despertou o Interesse pela química: 100%

●Compreensão dos conteúdos de química abordados em sala de aula a partir dos projetos: 100%

Demais resultados, ver gráficos em anexo.




CONCLUSÕES: As atuais concepções didático-pedagógicas constroem conceitos relativos a qualidade educacional sob parâmetros de desenvolvimento cultural objetivo e de formação cidadã. Em um contexto onde a vida é permeada por estímulos sensoriais ultradimensionados pelo desenvolvimento tecnológico, ao mesmo tempo em que educadores são convidados a fomentar em crianças e adolescentes a vontade de aprender, refletir, tomar decisões, construir seu próprio caminho dentro dos limites impostos pela convivência social, é urgente dar sentido a sala de aula.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:ASTOLFI, J.P. e DEVELAY, M.A. A Didática das Ciências. Campinas: Papirus, 1990.BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Editora Ática, 1998
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 14ª ed.Petrópolis: Vozes, 1994.