ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: SÍNTESE E ESTUDO ESPECTROSCÓPICO DE COMPLEXOS DO TIPO K[RU(II)(HEDTA)L1] E [RU(II)(NH3)5L2](PF6)2

AUTORES: LIMA, B. A. V.(BENETO55@HOTMAIL.COM)-UFMA, SOUSA, M. L.-UFMA, BEZERRA, C. W. B.-UFMA, SANTANA, S. A. A.-UFMA, SILVA H. A. S.-UFMA

RESUMO: Os complexos K[Ru(II)(HEDTA)L1], [Ru(II)(NH3)5L2](PF6)2 onde L1= malonodinitrila (mal) ou succinodinitrila (suc) e L2= malonodinitrila, succinodinitrila ou adipodinitrila (adip) foram sintetizados e estudados por técnicas de espectroscopia eletrônica e vibracional. Pela comparação dos espectros destes complexos pode-se comprovar que houve coordenação do ligante ao centro metálico e pode-se observar também a variação de energia experimentada pelas ligações –CN (NAKAMOTO et al.,1970)(1) dos ligantes ocorrida após sua coordenação.

PALAVRAS CHAVES: ligantes dinitrílicos, complexos, espectros.

INTRODUÇÃO: As técnicas de espectroscopia eletrônica e vibracional, se baseiam na absorção de energia nas regiões do ultravioleta próximo e visível (190 a 800nm) e do infravermelho (4000 a 400cm-1) por parte das moléculas quando ocorre ressonância entre a freqüência natural de vibração destas moléculas e a freqüência da radiação incidente. Estas técnicas são de grande importância na análise e identificação de compostos, já que cada molécula apresenta faixas peculiares de freqüência de vibração, e no estudo de suas estrutura eletrônica e da natureza da interação entre ligantes e centros metálicos. O objetivo deste trabalho é estudar as mudanças ocorridas nas freqüências de vibração das ligações –CN de ligantes dinitrílicos livres e coordenados ao rutênio (ROCHA et al., 1999)(2).

MATERIAL E MÉTODOS: Os complexos do tipo K[Ru(II)(HEDTA)L1] foram sintetizados a partir do K[Ru(III)(HEDTA)Cl]. Cento e cinqüenta miligramas deste foram dissolvidos em 6mL de solução tampão pH 5, sob atmosfera inerte de argônio e em presença de amálgama de zinco. Após 30 minutos desaerando adicionou-se uma solução do ligante (com concentração 10 vezes superior à estequiométrica) dissolvida na mesma solução e deixou-se reagir por 1 horas, então filtrou-se o complexo formado em glovebag com etanol. Os complexos do tipo [Ru(II)(NH3)5L2](PF6)2 foram sintetizados a partir do [Ru(III)(NH3)5Cl]Cl2. Cento e cinqüenta miligramas deste foram dissolvidos em 8mL de solução de CF3COOH 0,2mol/L sob atmosfera inerte de argônio e em presença de amálgama de zinco. Após total dissolução adicionou-se 1g de NH4PF6 e filtrou-se o precipitado formado [Ru(II)(NH3)5H2O](PF6)2 com etanol e éter (LIMA.,1991)(3). Às soluções dos ligantes em concentrações 10 vezes superior à estequiométrica, adicionou-se o complexo formado que reagiu por 2 horas e então realizou-se a filtração em glovebag com clorofórmio. Os espectros na região do UV-VIS foram realizados em meio aquoso e os de infravermelho foram realizados em pastilhas de KBr.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se nos espectros eletrônicos a presença de bandas de absorção em torno de 230nm, valores próximos aos encontrados nos espectros dos ligantes livres e que são característicos de absorção intraligante; uma vez que apresentam elevados valores de absortividade molar. Nos espectros vibracionais observou-se que houve absorção em regiões esperadas, evidenciando que houve coordenação do ligante; observou-se também que houve deslocamentos nas regiões de absorção das ligações –CN em comparação com os ligantes livres.




CONCLUSÕES: As bandas encontradas nos espectros eletrônicos e vibracionais evidenciam que houve coordenação dos ligantes em todos os complexos apresentados, garantindo assim a elucidação das estruturas dos complexos. A natureza energética dos processos que ocorrem quando os ligantes dinitrílicos estão coordenados ao centro metálico e também a influência que o tamanho das moléculas dos ligantes dinitrílicos têm sobre os espectros destes complexos são corroborados pela presença de bandas características dos ligantes.

AGRADECIMENTOS:Ao CNPq/PIBIC/UFMA pelo apoio financeiro; ao LPQIA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:1- NAKAMOTO, K.; Infrared Spectra of Inorganic and Coordination Compounds. Wiley Intersc., New York, 2 ed., (1970).
2- ROCHA, R. C.; ARAKI, K.; TOMA, H. E. Bridging Nanogap Electrodes by In Situ Electropolymerization of a Bis(terthiophenylphenanthroline)ruthenium Complex. Inorg. Chim. Acta, 285, 197-202, 1999.
3- LIMA, J. B. Dissertação de Mestrado. IQSC-USP-SP, (1991).