ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: AVALIAçãO DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO DE CROTON ZEHNTNERI, SCOPARIA DULCIS, TURNERA ULMIFOLIA, SAGITTIFOLIUM SCHOTT E XANTHOSOMA FRENTE A MICROORGANISMOS PATOGêNICAS

AUTORES: SOUSA, M. R. (UECE) ; MARQUES, R. A. D. F. (UECE); OLIVEIRA, D. F. (UECE); MARQUE, L. E. (UECE); ABREU, K. V. (UECE); GUEDES, I. F. (UECE); ALVES, C. R. (UECE)

RESUMO: A análise da atividade antibacteriana de óleos essenciais e extratos de ervas medicinais (Croton Zehntneri, Scoparia dulcis, Turnera ulmifolia, sagittifolium Schott e Xanthosoma) foi verificada frente a cepas de bactérias isoladas de indivíduos da comunidade com diagnóstico de infecção urinária. Os microrganismos foram semeados em ágar Muller Hinton e os extratos aplicados utilizando-se a técnica antibiograma cavidade placa e incubados a 37°C por 24 horas. Verificou-se que o óleo essencial de Croton Zehntneri e extrato polar e apolar de Scoparia dulcis apresentaram ação inibitória superior às outras ervas, tendo eficácia de aproximadamente 100% quando testadas em espécies de Escherichia, Staphylococcus, Klebsiella e Serratia.

PALAVRAS CHAVES: infecção urinária, plantas medicinais

INTRODUÇÃO: A infecção urinária consiste de microorganismos causdores de infecção na urina e/ou nos diferentes órgãos que formam o aparelho urinário. As infecções do trato urinário (ITU) constituem entidade clínica multifatorial da mais alta incidência na população e estão entre as infecções mais freqüentemente encontradas na prática médica. Tendo em vista que bactérias resistentes a múltiplos antimicrobianos representam um desafio no tratamento de infecções, é notória a necessidade de encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas para serem utilizadas no combate a esses microrganismos. A busca da cura de enfermidades através do uso de plantas medicinais é uma cultura que vem sendo transmitida de geração a geração. A utilização de extratos vegetais tem apresentado amplo espectro de atividade sobre diferentes microorganismos (GUIRADO et al., 2002). Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial antibacteriano do extrato de plantas do semi-árido nordestino, conhecidas popularmente pela sua ação medicinal, em infecções do trato urinário.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi analisada a atividade antibacteriana de extratos de ervas medicinais do semi-árido nordestino (Croton Zehntneri, Scoparia dulcis, Turnera ulmifolia, sagittifolium Schott e Xanthosoma). Foram preparados extratos etanólicos, hexânicos e metanólicos de talo folha e raiz das plantas e testados frente a cepas isoladas causadoras de infecção urinária. Utilizaram-se 6 cepas de isolados clínicos bacterianos Gram negativos (Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Klebsiela pneumoniae e Serratia marcense). A ação antibacteriana foi testada através do teste cavidade placa. O método utiliza como inóculo placas com meio de cultura padrão de ágar Mueller Hinton. A princípio é preparada uma suspensão bacteriana de 1x106 ufc mL-1, em seguida é feita a semeadura no meio de cultura padrão. As cavidades são preenchidas com o 20µl de antibiótico natural o preparo do antibiótico consiste de uma solução do extrato natural concentrado e Dimetilsulfóxido (DMSO), todos os testes com bactéria foram seguidos de um branco utilizando-se apenas DMSO na cavidade. As placas foram incubadas a 37°C por 24 horas, sendo posteriormente realizada a leitura do diâmetro dos halos de inibição.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Comparando os níveis de atividade antimicrobiana dos cinco tipos de antibióticos naturais. O óleo essencial de Croton Zehntneri apresentou-se mais eficiente. Os halos formados variaram de 20 mm no combate a Escherichia coli, 27 mm em Klebsiella pneumoniae, 15 mm em Serratia Marcense. A erva , Scoparia dulcis que foi analisada o extrato hexânico da raiz e extrato metanólico do talo apresentou maior atividade frente a Klebsiella pneumoniae com halos de até 20 mm. A erva Turnera ulmifolia não apresentou resultados significativos frente às cepas de bactéria analisadas.




CONCLUSÕES: Concluiu-se que a atividade bactericida das ervas medicinais estudadas foi satisfatória, principalmente da óleo essencial de Croton Zehntneri e extrato metanólico e hexânico de Scoparia dulcis. A descoberta e conseqüente utilização de novos compostos naturais, como os extratos naturais aqui apresentados, podem ser de grande importância médica e econômica. Abrem-se, assim, perspectivas para novos tratamentos alternativos. Essas ervas necessitam de estudos toxicológicos adequados para verificar a possibilidade de seu uso no combate a esses microrganismos.

AGRADECIMENTOS:Agradecemos ao apoio financeiro concedido pela CNPq.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:GUIRADO, N., ALMEIDA, I.M.G., AMBROSANO,E.J., SAKAI, E. Extrato aquoso de bulbo de alho no controle de bactérias Clavibacter michiganensis subesp. Michiganensis (Smith) Davis et al., em tomateiro. In congesso Brasileiro de Defensivos agrícolas Naturais. Fortaleza. Anais da Academia Cearence de Ciências. P.36. 2002.
PEREIRA, R. G; SUMITA, T. C; FURLAN M. R; UENO, M. Atividade antibacteriana de óleos essenciais em cepas isoladas de infecção urinária. Rev. Saúde Pública v.38 n.2 São Paulo abr. 2004