ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE METAIS EM POLPAS E CASCAS DE FRUTAS TÍPICAS DA REGIÃO NORDESTE

AUTORES: ROCHA, A.V.P., BENIGNO, A.P.A., SILVA, J.S., MAGALHãES, C.E.C., VASCONCELOS N.M.S.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARá - UECE


RESUMO: As frutas são fontes naturais de vitaminas e minerais, geralmente sua qualidade é atribuída às suas características externas como cor da casca, tamanho, muitas vezes esquecendo-se o valor nutritivo que é conferido pelos constituintes químicos. Com a preocupação com o teor nutritivo conferido pela casca e polpa das frutas para o consumo da população quinze variadas amostras digeridas em forno de microondas foram analisadas quanto ao teor de sódio, potássio, magnésio, ferro e zinco. Comparando-se os valores encontrados nas cascas e polpas pode-se concluir que é importante comer as frutas com cascas visto que quantidades de minerais responsáveis ao funcionamento de todo o corpo como o sódio e o magnésio estão presentes em quantidades significativamente maiores em relação à polpa.

PALAVRAS CHAVES: metais, frutas, espectrometria de absorção atômica

INTRODUÇÃO: A determinação de constituintes em frutas consumidas na Região Nordeste é de fundamental importância na segurança alimentar na região(NEPA, 2004).As frutas, analisadas no presente trabalho foram provenientes de mercados locais da cidade de Fortaleza, são ricas em minerais e constituintes essenciais do corpo.Algumas das frutas estudadas foram goiaba, que é utilizada no combate à tuberculose,para prevenir a acidez e a fermentação dos carboidratos durante a digestão, na cicatrização de feridas, ata que é estimulante do apetite,manga que é anticatarral, além de ser rica em vitamina C. A acerola contém riboflavina,tiamina e niacina e atua como pró-vitamina A. A banana auxilia no tratamento de certas enfermidades como paralisia,reumatismo e prisão de ventre. O abacaxi apresenta uma enzima proteolítica que é usada como solventes de mucosidades.A uva possui propriedades rejuvenescedoras e diuréticas. O abacate pode ser utilizado no combate à diarréias, dores reumáticas. A laranja que estimula o apetite, regula o intestino.O mamão como agente digestivo. Então, objetivando determinar o teor de metais em polpas e cascas de frutas típicas da região nordeste, desenvolveu-se a pesquisa em pauta.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras analisadas foram cascas e polpas de acerola (Malpighia glabra Linn), ata (Annona squamosa L), abacaxi (Ananas comosus), banana (Musa X.paradisiaca L), umbu (Spondias tuberosa), cajarana, graviola (Anona muricato), mamão (Carica papaya L), manga (Mangifera indica), laranja (Citrus aurantifolia L), limão (Citrus aurantifolia), maracujá (Passiflora sp), melancia (Citrullus vulgaris), sapoti (Acbras zapoti L) e uva (Vitis vinifera). Foram utilizadas aproximadamente 5,0 g de amostra e estas foram pré-digeridas com ácido nítrico em chapa aquecedora, em seguida digeridas em forno de microondas da Provecto Analítica, modelo DGT-100, com ácido nítrico e peróxido de hidrogênio. Em seguida utilizando-se um espectrômetro de absorção atômica Varian, modelo SpectrAA 55, através do método de atomização por chama (C2H2/AR), os teores dos metais potássio, sódio, ferro, magnésio e zinco foram determinados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Comparando os teores de metais presentes nas polpas e cascas de frutas que estão na tabela em anexo, observou-se que a polpa do limão e a casca da uva apresentaram maiores teores de potássio. O umbu foi a fruta em que na polpa o sódio está presente em maior quantidade. O ferro, de acordo com os valores obtidos na casca da acerola se encontra em maior teor, se visto em relação ao sódio e potássio.O zinco, está relativamente abundante na casca da manga e em pequenas quantidades na casca da melancia e do limão. O magnésio, assim como o potássio, apresentam teores significativos na casca e polpa da banana.




CONCLUSÕES: Com base nas análises feitas e nos estudos referentes às utilidades e importância das frutas em nossa dieta alimentar, pode-se ressaltar os altos teores de minerais como potássio, magnésio, ferro, zinco e sódio nas cascas e polpas de frutas. Portanto, o consumo destas frutas pode favorecer a suplementação nutricional desses nutrientes, de acordo com as necessidades diárias recomendadas.

AGRADECIMENTOS:Á dedicação e incentivo dos orientadores Carlos Emanuel de C. Magalhães e Nadja Maria S. de Vasconcelos.
Ao Laboratório Clementino Fraga.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BALBACH.A.As frutas na medicina doméstica. São Paulo, p163-167.

KRAUSE, M.V., MAHAN,L.K. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia.Livraria Roca Ltda.São Paulo.p1052

Tabela brasileira de composição de alimentos - NEPA - UNICAMP. Campinas.2004. 44p

www.brazilian-plants.com.br. Acessado em 08/06/06.