ÁREA: IC-Iniciação Científica
TÍTULO: EFEITO CITOTÓXICO DE SEMENTES DE FRUTAS EM 4 LINHAGENS DE CÉLULAS TUMORAIS
AUTORES: LEITE. J.J.G.-UECE; SAMPAIO, C.G.- UECE; SILVA, J.G.A.-UECE; S.M. MORAIS-UECE; ALVES C.R.; MORAIS; M. O -UFC.; PESSOA C.Ó.-UFC; LOTUFO L.V.-UFC
RESUMO: A descoberta de novas drogas antineoplásicas com atividade principalmente contra tumores sólidos é fundamental, pois os resultados obtidos com os quimioterápicos disponíveis são limitados. As plantas representam fonte importante de substâncias com atividade terapêutica para diferentes processos patológicos, incluindo câncer. No presente trabalho foi avaliado o efeito dos extratos hexânicos e metanólicos de sementes de várias frutas no potencial citotóxico em 4 células tumorais. Os extratos metanólicos das sementes da goiaba e do caju apresentaram percentual de inibição do crescimento celular acima de 90%, para todos os tumores testados, constituindo-se de novas fontes de produtos naturais com atividade anti-tumoral.
PALAVRAS CHAVES: novas drogas anticâncer, sementes de frutas.
INTRODUÇÃO: O tratamento do câncer baseia-se, de forma geral, na ressecção cirúrgica de tumores sólidos localizados, radioterapia em pacientes sem condições clínicas ou possibilidades técnicas de ressecção completa, e quimioterapia nos casos de tumores não sólidos ou de tumores sólidos disseminados. No entanto, estas modalidades terapêuticas trazem, em geral, muitos efeitos colaterais.
A morbidade associada aos quimioterápicos ainda é um obstáculo significativo. A descoberta de drogas antineoplásicas de fácil administração, e com poucos ou insignificantes efeitos colaterais, é a meta atual de muitos pesquisadores.
Os produtos naturais apresentam-se como fonte de substâncias, com eficiência anti-tumoral, apresentando-se com mecanismos de ação, eventualmente específicos, talvez não descritos até a presente data. A maioria (60%) das drogas antineoplásicas identificadas e aprovadas na década de 90 tem origem de produtos naturais. Com isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a ação citotóxica de extratos de sementes de frutas na tentativa de descoberta de novas substâncias anti-tumorais de fontes de baixo custo e fácil acesso.
MATERIAL E MÉTODOS: Os extratos hexânicos e metanólicos das sementes de abacate (Persea americana), caju (Anacardium occidentale), goiaba (Psidium guava), melancia (Citrullus vulgaris), http://www.hcanc.org.br/acta/acta2k_2.html mamão (Carica papaya), manga (Mangífera índica), tangerina (Citrus sinences) foram obtidos pelo método de extração a quente em refluxo, Soxlet. As linhagens de células utilizadas, MDA/MB-435 (mama-humano), SF-295 (Sistema nervoso central-humano) HL60 (leucemia) e HCT-8 (cólon-humano), foram cedidas pelo Instituto Nacional do Câncer (EUA), tendo sido cultivadas em condições adequadas. Os extratos foram diluídos em DMSO (20mg/mL) e citotoxicidade dos extratos foi avaliada pelo método MTT ,(sal de tetrazolium) segundo Mosman et al. (1983) e Skehan et al. (1990). Em 4 placas de Elisa, uma para cada linhagem celular testada e um controle negativo, foram incubadas com as drogas na concentração de 100μg/mL por 72 horas.Ao término deste, as placas foram centrifugadas e o sobrenadante foi removido. Em seguida, foram adicionados 200μL da solução de MTT e as placas foram novamente incubadas para, em seguida, serem lidas no espectrofotômetro em comprimento de onda de 500nm.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A tabela seguinte mostra o resultado, em percentagem, da inibição de quatro tipos de tumores por extratos de sementes de frutas:
Os extratos metanólicos das sementes de goiaba e de caju mostraram uma significativa ação anti-tumoral em relação ao controle negativo. Este estudo mostra de forma qualitativa o potencial anticâncer dos sementes testados.
CONCLUSÕES: Com este estudo inicial, foi verificado que os extratos metanólicos das sementes da goiaba e do caju apresentaram percentual de inibição do crescimento celular acima de 90%, para todos os tumores testados. Mostrando-se fontes de substâncias antineoplásicas eficazes. Estudos posteriores serão realizados com os extratos ativos para isolamento e caracterização estrutural dos compostos antitumorais presentes nessas sementes e estes novamente serão avaliados nos testes de eficiência antineoplásicas.
AGRADECIMENTOS:CNPQ, Funcap e UECE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Mosman, T 1983 Rapid colorimetric assay for cellular growth and survival:application to proliferation and cytotoxicity assays. J. Immunol. Methods, v.65, p 55-63, 1983.
Skehan, P., Storeng, R., Scudiero, D., Monks, A., McMahon, J., Vistica, D., Warren, J.T., Bodesch, H., Kenney, S., Boyd, M.R. New colorimetric cytotoxicity assay for anticancer-drug screening. J.Natl Câncer Insti., v.82, n.13, p. 1107-1112,1990.