ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: APLICAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE QUÍMICA

AUTORES: SFALCIN, S.L.S. - UNIMEP; ROGADO, J. - UNIMEP

RESUMO: Esse trabalho propõe a criação de simulação de alguns conceitos de Equilíbrio Químico, utilizando recursos da Realidade Virtual, atuando como um mecanismo alternativo para o entendimento desses conceitos, contribuindo para a qualidade de ensino visto que há poucos recursos computacionais a serem utilizados nas salas de aula. O material produzido foi fundamentado a partir de investigações em literatura específica e com a utilização das ferramentas apropriadas – software para modelagem em VRML e um Browser VRML. A proposta foi de retirar um exemplo de um livro didático, e a recriasse utilizando as técnicas da RV, criando um ambiente na qual o aluno pudesse interagir diretamente com o objeto de estudo, facilitando o entendimento desses conceitos.

PALAVRAS CHAVES: informática educacional; realidade virtual; ensino de química.

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos tem havido um crescente interesse pelo uso da informática na educação, permitindo em alguns casos uma melhor representação dos conceitos científicos e, dessa forma, propiciando melhores condições de aprendizagem. Na Química, a Informática tem experimentado grande avanço e diversidade de uso, pois o ensino de química nas universidades e nas escolas não tem sido uma tarefa fácil para muitos professores. Uma das razões para essa situação é que essa ciência lida com vários conceitos caracterizados por uma alta dose de abstração, muitas vezes distantes do alcance dos sentidos humanos, tornando freqüente o tédio dos alunos que se sentem impossibilitados de compreender tais conceitos, ou mesmo de realizar aulas experimentais.
Numa tentativa de diminuir esses problemas, tem-se utilizado diversos recursos computacionais, dentre eles as simulações, das quais se destaca a Realidade Virtual (RV), um ambiente gráfico gerado por recursos computacionais, de aparência realística, no qual o usuário pode navegar e interagir em três dimensões.
O objetivo da pesquisa foi o desenvolvimento de simulação, utilizando recursos da RV, de conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico.


MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi desenvolvido por meio de investigação em literatura específica – Educação Química, Informática Educacional, Equilíbrio Químico, Linguagem de Programação – e estudos e desenvolvimento com os softwares utilizados na pesquisa, tais como um software de modelagem em VRML – para criar os objetos virtuais – e um browser VRML – para visualizar os objetos ou as simulações desenvolvidas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O conceito de Equilíbrio Químico (EQ) tem uma fundamental importância para o ensino da química, pois articula muitos outros temas, contudo o que ocorre em um sistema no estado de equilíbrio no nível atômico-molecular revela-se muito comprometido. Os alunos concebem o EQ como um equilíbrio estático, pois desde criança os alunos já tiveram experiências com equilíbrio, como andar de bicicleta, andar, mas todos são exemplos de equilíbrio estático. O EQ é um exemplo de equilíbrio dinâmico.
No desenvolvimento da simulação retiramos um exemplo de um livro didático e o recriamos em um ambiente virtual: uma garrafa de água mineral com gás; um sistema fechado, na qual, há o equilíbrio do CO2(g) com o CO2(aq). Aparentemente a garrafa está estática, mas se pudéssemos observar como as moléculas individuais estão se comportando, a imagem seria diferente. Neste nível teríamos uma constante agitação das moléculas, e uma passagem constante de moléculas de CO2 da solução para o gás e do gás para a solução. Esta imagem é proporcionada por meio do aplicativo desenvolvido. Através dele os alunos perceberiam como as moléculas se comportariam individualmente, facilitando o processo de aprendizagem.





CONCLUSÕES: No ensino de Química, as novas tecnologias estão vindo para substituir as representações pictóricas e os modelos estáticos, anteriormente utilizados por ferramentas que proporcionam visualização de representações de modelos dinâmicos, proporcionando condições aos alunos de desenvolverem a compreensão conceitual dos estudos, sem que haja apenas o uso mecânico dos conceitos que envolvem os fenômenos estudados. Nesse sentido, é mister que o docente esteja adequadamente instrumentalizado na assunção de seu papel social.

AGRADECIMENTOS:Agradecemos ao FAPIC-UNIMEP e à Diretoria de Ensino de Piracicaba.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:KIRNER, C.; TORI, R. Introdução à Realidade Virtual, Realidade Misturada e Hiper-realidade. In: REALIDADE VIRTUAL Conceitos e Tendências, 2004, São Paulo – SP. SVR’ 2004 – VII Symposium on Virtual Reality. São Paulo – SP: Mania de Livro, 2004. p.03-20.
MACHADO, A. H.; ARAGÃO, R. M. R. Como os Estudantes Concebem o Estado de Equilíbrio Químico. Química Nova na Escola. 4, 1996, p.18-20.
MÁTTAR NETO, J. A. Metodologia Científica na Era da Informática. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77-86, junho. 2002.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o ensino médio. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2003.