JORGE CARDOSO MESSEDER

JORGE CARDOSO MESSEDER
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). 
É professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 
Integra o corpo docente do 
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPECN).   
É Presidente da Federação Latino-Americana de Química (mandato 2022/2024). Líder do Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências - RoMEC (http://romec.com.br/).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/583622167381738

LEANDRO ROSA CAMACHO

LEANDRO ROSA CAMACHO

Possui graduação em Química (Bacharel em Ciências) pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui graduação em Formação Pedagógica para graduados pela Universidade Luterana do Brasil (2008).Mestrado em Genética e Toxicologia aplicada (Mestre em farmacologia e toxicologia) pelo PPGGTA da Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é Professor de Química do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário e Colégio Leonardo da Vinci Gama. Exerce o cargo de Diretor Secretário na Associação Brasileira de Química - Seção Regional do Rio Grande do Sul onde Coordena o Projeto das Olimpíadas da Área de Química(OQdoRS) e também é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Química da 5ª Região(CRQ-V). É atualmente Diretor Regional Sul da ABQ (Associação Brasileira de Química) .Tem experiência na área de Química, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Elementos-traço, Absorção Atômica.

MAURÍCIO SCHMITT

MAURÍCIO SCHMITT

Mestre em Engenharia de Materiais pela UFRGS; Químico LP pela ULBRA; Engenheiro Química pela ULBRA; Doutorando em Engenharia pela UFRGS. Especialista em tratamento de águas industriais, gestão de resíduos sólidos, meio ambiente, processos industriais, processo de inovação, síntese de produtos químicos, gestão de projetos e gestão da inovação.
Consultor da LM Consultoria em Gestão, Técnicas Administrativas, Gestão Comercial, Técnicas Produtivas e Meio Ambiente.
Atua na indústria dando orientação tática à  equipes operacionais, comercial, de PD&I, também ministrando cursos e treinamentos.
No histórico profissional há atuação como Química P&D, Supervisor Técnico-Comercial, Coordenador de Produção, Gerente da Qualidade, Analista Técnico, Gestor de Projetos, Consultor em Gestão Comercial, Administrativa, Ambiental e de Inovação.

TANIA DENISE MISKINIS SALGADO

TANIA DENISE MISKINIS SALGADO

Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química e do PPG Educação em Ciências da UFRGS.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica.
É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS.
Coordena as ações do Programa Nacional Olimpíadas de Química no Rio Grande do Sul. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.