Autores
Magalhães, G.L.N. (UFMA) ; Araujo, K.S. (UFMA) ; Sousa, S.F. (UFMA) ; Barros, I.N.G. (UFMA) ; Sousa, A.A.A. (UFMA) ; Sousa, J.L.S. (UFMA)
Resumo
Este trabalho relata uma atividade desenvolvida por alunos do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão em Grajaú/MA, como culminância de uma Prática de Ensino como Componente Curricular-PECC, da disciplina de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino. Em se tratando das Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC, seu potencial é pouco explorado na Educação de Jovens e Adultos-EJA, esta atividade objetivou contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem nas turmas da EJA na E. M. Frei Benjamin de Borno. A mesma foi realizada em três etapas: observação na escola, aplicação de questionários e seminários com os docentes. Percebeu-se uma grande aceitação por partes dos professores que se mostraram bastante interessados em utilizar essas TIC em sala de aula.
Palavras chaves
computador, softwares; ensino-aprendizagem; EJA
Introdução
A utilização de tecnologias está cada vez mais presente no cotidiano da comunidade atual em todos os níveis sociais, se mostrando um instrumento necessário para a inclusão social, profissional, e ainda, como uma ferramenta revolucionaria no processo de ensino-aprendizagem. Aqueles que não se enquadram nessa tendência, acabam deixando de participar de um mundo em constante mudança e evolução.Em se tratando da educação, o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) vêm ganhando cada vez mais adeptos, e sua utilização na Educação de Jovens e Adultas (EJA) não pode ser descartada, pois jovens e adultos utilizam rotineiramente recursos tecnológicos como a TV, o rádio, a Internet, entre outros. Neste contexto, percebe-se que as tecnologias só têm a contribuir para a melhoria e desenvolvimento da educação. Ensinar e educar com qualidade tem sido uma grande preocupação, visto que com um fluxo de informações cada vez maior, fica mais complicado prender a atenção do aluno, por isso é tão difícil para o aluno se concentrar nas aulas, principalmente se elas não tiverem um atrativo para estimular a curiosidade e o interesse do aluno. Na Educação de Jovens e Adultos, em que os alunos trabalham durante todo o dia e vão para a escola cansados, esta pode ser a forma de tornar o processo ensino- aprendizagem mais efetivo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e criativas, e possivelmente, motivando e despertando nestes alunos o desejo de ter acesso ao conhecimento.O presente trabalho objetiva relatar uma atividade desenvolvida por alunos do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão em Grajaú/MA, como culminância de uma Prática de Ensino como Componente Curricular (PECC) da disciplina de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino, em junho de 2014.
Material e métodos
A atividade foi realizada com as turmas da 3ª e 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Frei Benjamin de Borno, em Grajaú/MA. A mesma aconteceu em três etapas: observação na escola, aplicação de questionários e seminários com os professores. Durante a observação, procurou-se analisar como se dava a utilização das TIC pelos docentes durante as aulas, e como era a relação dos alunos com estas tecnologias. Os questionários foram aplicados a 37 alunos, de quatro turmas, e aos 4 professores da EJA da referida escola. Nestes questionários buscou-se conhecer como se dava a relação de docentes e discentes com essas tecnologias, dentro e fora do ambiente escolar, bem como as suas opiniões sobre as contribuições destas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na EJA. Por fim, foram aplicados seminários para os professores, numa abordagem teórica sobre o computador como ferramenta educacional e os conceitos de softwares educacionais. Buscou-se discutir de que forma o computador poderia ser utilizado na montagem das aulas, e que softwares livres os professores poderiam utilizar para promover uma aprendizagem dinâmica e significativa dos conteúdos. Em seguida, foram apresentadas alguns softwares que poderiam ser utilizados em cada disciplina, priorizando softwares educacionais livre como, Luz do Saber, HaguáQuê, Celestia, Stellarium. Foram realizadas demonstrações de alguns desses softwares e disponibilizado um CD-rom com alguns dos softwares apresentados, bem como uma relação de sites onde os mesmos poderiam ser encontrados.
Resultado e discussão
Conforme os dados obtidos nos questionários aplicado a 4 professores e 3
alunos, da E.M. Frei Benjamin de Borno pode-se verificar que ambos não
utilizam o laboratório de informática da escola, o mesmo encontrava-se
desativado no início desta atividade. Para Costa et al. (2009 p.1), a
utilização e o acesso a estas tecnologias de comunicação e informação fazem-
se condição imprescindível para todos as amostra sociais, por meio de um
prática dinâmico, coletivo e participativo, que priorize a alfabetização e a
inclusão digital, e a inclusão dos indivíduos nas atuais formas de
edificação do saber, transformação e sistematização do conhecimento. Quando
questionados sobre a frequência com que fazem pesquisas na internet sobre
recursos para auxiliar nas suas aulas, os professores responderam que fazem
raramente fazem isso. De acordo com Roque, Pedrosa e Campos (2011 p.8) a
utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem pode viabilizar a
criação de contextos de aprendizagem por meio de estratégias que contribuem
para a prática educativa e a busca do conhecimento. Desta forma, nota-se que
apesar da importância das TIC e seu potencial na educação de jovens e
adultos, a mesma não vem sendo utilizada na escola em questão,
principalmente por parte dos professores. No entanto, após os seminários
ministrados para os professores, percebeu-se que os mesmos demonstraram
bastante interessantes em utilizar as TIC, principalmente os softwares
educativos e o computador, em sala de aula. Logo, a atividade foi bem
positiva e contribuiu para aguçar tais professores a usarem recursos
alternativos modernos.
Questionário aplicado aos alunos
Questionário aplicado aos professores
Conclusões
Com relação aos dados obtidos ao longo da pesquisa conclui-se que foi possível diagnosticar a importância da utilização de novas tecnologias na educação, em especial na EJA, mas é notório que precisa de uma conscientização por parte dos professores para efetivação do uso das mesmas. Neste sentido, precisamos nos preocupar com a formação de professores para que tal realidade seja mudada e haja a construção de uma aprendizagem significativa nos alunos, contribuindo também para inserir estes alunos no mundo digital em que vivemos atualmente.
Agradecimentos
À UFMA/Campus Grajaú e à Escola Municipal Frei Benjamin de Borno.
Referências
COSTA, F. L. S.; OLIVEIRA, S. C. M.; OLIVEIRA; L. V. L. EAD E EJA: UM DESAFIO POSSÍVEL ATRAVÉS DAS TIC. Disponível em: http://www.catedraunescoeja.org/GT12/POS/POS002.pdf. Acesso: 01 de junho de 2014.
ROQUE, G. O. B.; PEDROSA, S. M. P. A.; CAMPOS; G. H. B. FERRAMENTAS 2.0 E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2011/cd/177.pdf. Acesso: 01 de junho de 2014.