11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ESTUDO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

AUTORES: Silva, A.M. (UECE) ; Santos, V.B. (UECE)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das aulas experimentais como complemento motivador e estimulante no ensino e estudo de Química. Para tanto adotou-se como metodologia um estudo de caso com delineamento do tipo local realizado com estudantes, professores da disciplina de Química e os gestores de uma escola da rede pública estadual de ensino, na cidade de Fortaleza-Ceará. Nas considerações finais verificou-se em relação aos alunos que estes não mantêm um contato direto com aulas mais práticas e que a aprendizagem da disciplina de Química ainda está concentrada na aula expositiva. Quanto aos professores, estes relatam a importância das aulas práticas para a disciplina, e todos concordam que as aulas práticas auxiliam na compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Aulas Experimentais; Ensino Médio

INTRODUÇÃO: A Química é a ciência que estuda a matéria desde a sua composição, estrutura e propriedades, e as transformações pelas quais sofre, sendo essencialmente experimental. É bastante importante e necessária, pois está presente em tudo, desde os alimentos ingeridos, as roupas que são vestidas, os livros e cadernos que se utilizam para estudar, o ar que se respira e até em nós mesmos, verdadeiras máquinas químicas. Porém, às vezes, isso não está ainda tão claro e tem-se a impressão de que a Química está diretamente relacionada ao artificial, sintético, e que só traz prejuízos e desvantagens. Vários setores importantes da tecnologia, como os combustíveis, corantes, alimentos, saúde, petroquímica, bebidas, materiais de limpeza, cosméticos, entre outros são diretamente influenciados pela Química e seus processos. Assim, em razão da precariedade do ensino da disciplina de Química, que não é abordado de forma objetiva e simples, e apresenta-se carente de conteúdos teóricos e práticos, em sua maioria, não expondo ao aluno à importância desta disciplina na vida cotidiana da humanidade e à riqueza dos fenômenos na qual está envolvida, faz-se necessário analisar a inclusão e/ou aumento de aulas experimentais no programa de ensino da disciplina. Embora se saiba de sua importância, sua prática ainda é pouco frequênte em razão das dificuldades enfrentadas pelos professores, o que limita em muito a realização dessas aulas, comprometendo seriamente a qualidade do ensino de uma disciplina tão importante e presente em nossas vidas, como a Química. Este trabalho tem como principal finalidade analisar a inclusão e o aumento do número de aulas práticas (experimentais) de Química no programa da disciplina, a fim de que seu ensino possa ser melhor abordado e compreendido.

MATERIAL E MÉTODOS: No sentido de viabilizar a pesquisa proposta e atender seus objetivos no desenvolvimento deste trabalho foi utilizado um estudo de caso. O trabalho se desenvolveu nas seguintes etapas: inicialmente se realizou um levantamento bibliográfico, a fim de buscar subsídios de importante relevância na área em estudo; posteriormente foi realizada a aplicação de um check list individualizado, e por fim desenvolveu-se a análise, discussão e conclusão dos dados coletados. A pesquisa desenvolveu-se em uma Escola da rede pública estadual de ensino, localizada no Bairro Vila Velha, nas proximidades da Barra do Ceará, na cidade de Fortaleza-Ceará. Os sujeitos da pesquisa foram cerca de 80 (oitenta) alunos estudantes desta escola, um grupo de 4 (quatro) professores da disciplina de Química e os gestores também desta Escola. Para a coleta dos dados foi elaborado um check list individualizado com perguntas abertas e fechadas com base no referencial teórico abordando questões de importância com o público-alvo (no caso, alunos, professores e grupo gestor escolar). O questionário foi aplicado na presença do professor, no horário da aula, com os alunos; e no intervalo com os professores e grupo gestor. Os membros participantes da pesquisa foram informados sobre os objetivos da pesquisa, como também de que sua identificação seria preservada. O check list relaciona questões sobre as condições do Ensino de Química, e a qualidade das aulas experimentais, quando executadas, a fim de classificar os profissionais que estão na escola, suas opiniões e perspectivas sobre o ensino de química tradicional e “moderno”, que se quer implantar; e verificar como os alunos veem a disciplina de Química e como a consideram. A pesquisa foi realizada durante o mês de agosto, no ano de 2012.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A primeira variável estudada busca analisar como os alunos classificam seus professores de Química. 54% consideram seus professores excelentes, enquanto que apenas 5% os consideram regulares. Em um segundo momento buscou-se saber dos alunos qual definição eles tinham sobre a Química e sua importância. O Gráfico 1 mostra que apenas 2,4% dos alunos sabem de fato qual a definição do que seja a Química, enquanto que 50% apenas responderam algo relacionado, como consideram a química importante para o seu aprendizado, formação da inteligência, porém não sabem explicar o porquê (13,4%); como o estudo das substâncias (8,5%); estudo das misturas (4,8%); estudo dos fenômenos, moléculas, reagentes, concentrações e reações (6,1%); estudo das medidas de massa, temperatura, pressão, volume e gases (4%); cálculos (1,2%); é tudo que está presente em nossas vidas (7,2%), desses 3,65% disseram ser experimental; faz parte de nós mesmos (1,2%); pode descobrir a cura de doenças (1,2%); relacionaram com o dia-a-dia (2,4%). No Gráfico 2, tem-se as opiniões dos alunos em relação às aulas experimentais auxiliarem na compreensão da Química. 61% afirmam que as práticas são importantes e, desses, 4% relatam não terem aulas práticas; 9% disseram não saber; 16% afirmaram não ter aulas práticas, o que somados aos 4% anteriormente citados, totalizam 20% de alunos sem aulas experimentais; e 14% não responderam. Na visão de 50% dos professores, o número de aulas práticas ministradas no período de uma semana deveria ser de uma aula, enquanto que os 50% restantes responderam duas aulas.

Gráfico 1 - Definição da Química e sua importância.

O gráfico 1 representa as respostas dos alunos com respeito a definição da Química e sua importância.

Gráfico 2 - Opinião dos alunos sobre a importância das aulas práticas

O gráfico 2 representa a opinião dos alunos sobre a importância das aulas práticas para a compreensão dos assuntos de química.

CONCLUSÕES: Apesar das tentativas já existentes de melhorar o ensino de Química, muito ainda se precisa fazer para que o nível de ensino seja de qualidade para todos. Observou-se que os alunos não mantém um contato direto com aulas mais práticas, sejam elas no laboratório ou não; poucos são os que conhecem esse ambiente e seus utensílios de trabalho (reagentes, vidrarias e equipamentos). Como sugestão, a Escola poderia rever, junto aos professores, sua metodologia de ensino, principalmente no que concerne ao desenvolvimento das aulas práticas de Químicas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAUJO, L. A. et al. Importância da experimentação química no ensino médio. 9º SIMPEQUI. 2011. Disponível em: <http://www.abq.org.br/simpequi/2011/trabalhos/112-10375.htm.> Acesso em: 06 set. 2012.

BUENO, L.; et al. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. 2007. Disponível em: <http://www.unesp.br/ prograd/ENNEP/Trabalhos%20em%20pdf%20-%20Encontro%20de%20Ensino/T4.pdf> Acesso em: 13 set. 2012

FILHO, E. B; BENEDETTI, L. P. S. Experimentação em química como processo motivador da ciência. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/ index.php/udescemacao/article/viewFile/2230/pdf_84> Acesso em: 28 ago. 2012.