TÍTULO:GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS: UMA QUESTÃO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
AUTORES:VASCONCELOS, N.M.S., SANTOS, J.C.S, BENIGNO, A.P.A., ALVES, J.A.B.L.R., FILHO, E.A.C.B. - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
RESUMO:A abordagem pedagógica deve empregar múltiplos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto insere-se a presente cartilha elaborada por alunos de iniciação científica sob orientação docente, tendo como objetivo mostrar a importância da aplicação do programa de gerenciamento de resíduos, ressaltando a necessidade da interação, interpretação, compreensão e, sobretudo da participação de todos que compõem a universidade. A cartilha é uma ação complementar do Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UECE PGRQ/UECE.
A proposta do trabalho é divulgar o programa instruindo os usuários de laboratórios da academia sobre o gerenciamento e o adequado descarte de resíduos químicos.
PALAVRAS CHAVES:cartilha, gerenciamento de resíduos químicos, educação ambiental
INTRODUÇÃO:Considerando que as universidades produzem uma pequena taxa de resíduos, as legislações que regulamentam a destinação final desses produtos normalmente não são aplicadas a essas instituições. Entretanto, na academia é incessante e progressiva a geração de resíduos químicos de natureza e ação diversificada, exigindo uma visão integrada da realidade nas diversas esferas do conhecimento. A universidade deve ter, portanto, o compromisso e a responsabilidade de contemplar, instruir e gerenciar ações voltadas à intervenção humana sobre a natureza. O estabelecimento de programas de gerenciamento de resíduos químicos impostos pela consciência da academia delineia um novo horizonte de conduta e ética ambiental. Com um propósito direcionado à educação ambiental, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UECE oportuniza a prática dos valores que defende através da apresentação de um material didático sob a forma de cartilha intitulada Gerenciamento de resíduos químicos: uma questão de química e educação ambiental. A proposta do trabalho é divulgar o programa instruindo os usuários de laboratórios sobre o gerenciamento e o adequado descarte de resíduos químicos.
MATERIAL E MÉTODOS:Direcionando para uma abordagem que valorize as questões ambientais, o presente material didático utiliza uma linguagem objetiva e simples, enfocando o seguinte temário: considerações a respeito da importância do gerenciamento de resíduos químicos; segurança no laboratório; incompatibilidade, toxicidade e periculosidade de produtos químicos; etapas do processo de implantação de um programa de gerenciamento de resíduos; ações que integralizam um programa dessa natureza; orientações sobre as precauções necessárias na manipulação e descarte dos resíduos; o papel regulador e o compromisso social e ético-ambiental da instituição geradora dos resíduos. A cartilha é parte integrante do Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UECE PGRQ/UECE. O objetivo desse trabalho se constitui na apresentação da cartilha, buscando atingir o foco de interesse e mostrando a importância da aplicação do programa de gerenciamento de resíduos, ressaltando a necessidade da interação, interpretação, compreensão e, sobretudo da participação de todos que compõem a universidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:Dentro do contexto educacional e na permanente construção de um espaço de reflexão coletiva, a interdisciplinaridade enseja uma melhor compreensão da realidade, uma atuação mais consciente, um pleno exercício da cidadania. A inserção da química no movimento de ensino Ciência, Tecnologia e Sociedade, caracteriza-se por uma abordagem direcionada às temáticas de interesse social, destacando-se as questões associadas à vida cotidiana e ao meio ambiente. O trabalho ora apresentado não trata apenas de divulgar uma cartilha sobre o gerenciamento de resíduos químicos, mas antes de tudo, trabalhar no sentido de que a partir das discussões sobre as relações indivíduo-meio ambiente possam emergir questões sobre a temática ambiental, e, sobretudo, integrar pesquisa e formação de recursos humanos visando resultados que contribuam para a institucionalização do envolvimento e conscientização de um manejo harmônico e sustentável do meio ambiente. A divulgação desse material didático através de seminários, minicursos e distribuição da obra impressa, cria uma perspectiva de que será assegurada a continuidade do programa, promovendo a construção do saber e dever ambiental em nossa academia.
CONCLUSÕES:Diversos recursos didáticos podem ser empregados para melhorar a aprendizagem. A presente cartilha, tendo como foco de interesse ações docentes e discentes, é mais um instrumento didático utilizado para a formação de cidadãos mais engajados na temática ambiental, demonstrando também para a academia a necessidade e a importância de um programa dessa natureza, voltado ao compromisso e responsabilidade quanto à destinação final dos resíduos químicos gerados em seus laboratórios, estabelecendo uma nova conduta da comunidade universitária.
AGRADECIMENTOS:Agradecemos á Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico, pelo investimento e credibilidade no PGRQ da UECE.
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