Os cursos são exclusivos para os congressistas do CBQ. Não é possível efetuar somente inscrição em curso sem se inscrever no CBQ.
A cada deadline, se o cursos estiver lotado, dois dias após, os inscritos que não tiverem efetivado o pagamento, serão excluidos e começará novo período de inscrições.
Ementa:Objetivo geral:- Apresentar alguns dos elementos básicos para o processo de gestão, bem como elencar os principais métodos de tratamento empregados para o controle das emissões gasosas geradas em processos produtivos.
Roteiro:- Estrutura legal.- Definições básicas.- Classificação dos poluentes e das fontes.- Processos químicos e a geração de emissões gasosas.- Elementos básicos de gestão.- Métodos de tratamento (seleção, princípios e equipamentos).
O curso abordará o papel de se ensinar quimica em tempos de avanço do fascismo. Debateremos a importância dos conteúdos químicos no desenvolvimento do pensamento e pensaremos formas de mobilizar esses conteúdo no Ensino Médio.
Objetivo geral:Apresentar os princípios básicos da análise multivariada, com ênfase nas técnicas de reconhecimento de padrões por métodos não supervisionados, como PCA e HCA e suas aplicações em matrizes ambientais e de alimentos.Roteiro:Definição e princípios da análise multivariadaPeriódicos de interesseSoftwares de acessoAnálise de componentes principais Teoria e PráticaAnálise de Agrupamento Hierárquico Teoria e PráticaAplicações práticas
Objetivo geral:Apresentar sob o ponto de vista da economia circular a filosofia da química verde para um futuro sustentável da academia e da indústria química, através dos princípios de sustentabilidade, esverdeamento de processos e práticas voltadas ao ensino de química com sustentabilidade.Roteiro:-¬ Definição e princípios da química verde.-¬ Benefícios e métricas de esverdeamento de processos.-¬ Desafios e oportunidades: o papel da inovação para a economia circular.- Energia limpa e processos químicos verdes.- A química verde com papel transformador no ensino de química.-¬ Práticas voltadas ao ensino de uma química mais sustentável.
Graduado em Ciências Químicas pela Universidade Autônoma de Madri (1977), mestre em Química pela Universidade de Porto Rico (Campus de Mayagüez, 1980) e doutor em Ciências Químicas pela Universidade de Málaga (1983), com menção honrosa. Com 30 anos de docência e mais de 35 anos de atuação em pesquisa, o homenageado tem uma produção científica voltada para o desenvolvimento de novos materiais e suas aplicações em catálise ambiental e energias limpas, sendo também uma das maiores autoridades mundiais na técnica de espectroscopia fotoeletrônica de raios X (XPS ou ESCA). Atualmente é catedrático de Química Inorgânica da Universidade de Málaga, na Espanha.
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Análise Instrumental pelo CEFET Minas Gerais, specialista em Gestão de Resíduos Urbanos, Especiais e Industriais; Contaminação de Solos e Águas Subterrâneas; Contaminação de Águas e Processos de Depuração. Atividades Profissionais: Presidente da ABQ; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ; Professor convidado em cursos de MBA na área de Planejamento e Gestão Ambiental e de Gestão da Qualidade.Foi Vice-Presidente da ABQ Regional RJ e Coordenador de Cursos da ABQ.
Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia.É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências e Ludicidade. É lider do grupo de pesquisa ENCONCIENCIAs ( Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências)
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia / Faculdades Integradas Olga Mettig (2006) e em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2008). Desde a pós graduação (mestrado em Química com ênfase em Química Inorgânica pela UFBA/2010 e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará/2017), se dedicou à síntese de compostos de coordenação que apresentassem atividades catalítica e biológica (vasodilatadora e antitumoral). Desde 2010, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - campus Salvador, onde ministra aulas de Química para o ensino médio integrado ao técnico e para a graduação, e desenvolve pesquisa em Química Inorgânica de Coordenação, a fim de obter novos catalisadores e novos fármacos para Doenças Cardiovasculares, Câncer e Doenças Negligenciadas, como Leishmaniose, Doença de Chagas e Doença Falciforme. Também orienta mestrado no Programa de Pós Graduação em Química Aplicada (PGQA) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e desenvolve trabalhos sobre ensino de Química.
Bacharela em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2008). Mestrado em Química com ênfase em Química Inorgânica pela UFBA (2010) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2015). Se dedica a síntese, estudo da reatividade química, biológica e atividade catalítica de compostos de coordenação. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA - campus Salvador desde 2010, onde ministra aulas de Química Geral para o ensino médio integrado ao técnico e aulas de Química Inorgânica para a graduação em Engenharia Química. Desenvolve pesquisa em Química Inorgânica de Coordenação, para obter obter novos medicamentos para Doenças Cardiovasculares, Câncer e Doenças Negligenciadas, como Leishmaniose, Doença de Chagas e Doença Falciforme.
Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia, com período de doutorado sanduíche no Consejo Superior de Investigaciones Científicas - CSIC / IDAEA (Espanha). Mestre e Bacharel/Licenciada em Química pela Universidade Federal da Bahia. Atua no Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente da Universidade Federal da Bahia (PGENAM-UFBA) e no Programa de Pós-graduação em Modelagem e Ciências da Terra da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGM-UEFS). Possui experiência na área Química analítica, com ênfase em desenvolvimento de métodos analíticos, análise de alimentos, química ambiental e quimiometria.
Possui graduação (2010) e Mestrado (2013) em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2010), Doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2016). É membro do Conselho Deliberativo da Fundação de apoio à pesquisa e à extensão – FAPEX (2022 – atual). Nas minhas pesquisas tenho desenvolvido trabalhos na área de alimentos visando contribuir com a tabela de composição de alimentos, desenvolvimento de novos alimentos e controle de qualidade com enfoque científico, nutricional e tecnológico. Na área ambiental tenho desenvolvido estratégias de quantificação e especiação visando monitoramento de analitos inorgânicos em água, solos e sedimentos, como foco nas análises de elementos tóxicos em quantidade traço, auxiliadas pelo uso da Quimiometria. Na área de inovação tenho atuado no Preparo e Caracterização de Novos Materiais de Referência para Controle de Qualidade e Desenvolvimento de Sistemas Analíticos Automatizados para Controle de Qualidade e Novos Produtos Alimentícios. Além disso, tenho atuado em Projetos de Extensão que visam o fortalecimento de grupos produtivos da Agricultura Familiar com foco na promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. É membro do Institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia - INCITE Rede Pró-Alimentos: Inovação, Ciência e Tecnologia, financiado pela FAPESB.
Graduado em Licenciatura em Química e Bacharel com Orientação Tecnológica em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1991). Doutor (na área de Síntese de poli (ácido lático) e Mestre (na área de Sensores Poliméricos) em Ciências, em Ciência e Tecnologia de Polímeros, pelo Instituto de Macromoléculas Eloísa Biasotto Mano, UFRJ/RJ (2010) e Gestor Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ/Instituto Brasil PNUMA (2012). Participou do projeto piloto de Cooperação entre o Estado da Renânia do Norte-Vestfália e o Estado do Rio de Janeiro na área de formação profissionalizante em Polímeros (2009/2010). Parceria na área de Química Verde com a Escola Brasileira de Química Verde UFRJ e FAETEC, com desenvolvimento de estratégias de divulgação e trabalhos.
Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, campus Duque de Caxias. Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Química e Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Verde. Atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e desenvolvimento de pesquisa de novos compostos orgânicos em água, incluindo novos fármacos com potencial biológico, Química Sustentável, educação em Química Verde e Produção de Biocombustíveis. Coordenadora do laboratório de Química Sustentável do IFRJ - VerdeLab, Signatária do programa Green Chemistry Commitment (American Chemical Society), Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência - PIBID, vice coordenadora do curso técnico de Química e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Química.