Utilização do Pixton como Ferramenta no Ensino de Química
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Ricci, P. (INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Costa da Silva, G.H. (INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; Chagas Câmara, G. (INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO) ; de Carvalho Oliveira, G. (INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO)
Resumo
O presente trabalho propõe uma ferramenta educacional que pode ser utilizada como auxílio no ensino de química. Consiste na aplicação do programa Pixton, que permite a produção de histórias em quadrinhos. A aplicação ocorreu na disciplina de química orgânica, na turma do terceiro ano do ensino médio do IFTM - Campus Uberaba. Logo, esse trabalho permitiu avaliar a funcionalidade bem como, pontos positivos e negativos da tecnologia empregada no ensino de química e como a tecnologia pode estar aliada ao processo de ensino-aprendizagem.
Palavras chaves
Ensino de química; Tecnologia; Pixton
Introdução
O ensino de química atualmente tem sido alvo de grandes discussões, pois é uma ciência que permite trabalhar com diversos recursos sejam eles: mais didático-pedagógico, tradicional, diversificado entre outros. O uso de algumas tecnologias nessa ciência é relevante e necessário, pois existem ferramentas no computador que podem ajudar o professor a desenvolver métodos inovadores no que se refere a transmitir conhecimento relacionado ao seu conteúdo. De acordo com TONIDANDEL (2007), os educadores tendem a ter características que devem ser desenvolvidas e aplicadas no ato de mediar o conteúdo, dentre essas características: fazer intercambio entre a teoria e a prática, dinamismo, criar e inovar, domínio com a tecnologia para inteirar o saber restrito com os saberes mais amplos, entre outras. Com isso, a tecnologia pode favorecer de forma significativa na construção, transmissão e absorção de conhecimento. Logo, a utilização de aplicativos, redes sociais e meio tecnológicos podem ajudar no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Cabe ao professor saber lidar da melhor maneira e utilizar de forma proveitosa e que traga resultados no desempenho satisfatório dos alunos. Segundo PRENSKY (2010), a tecnologia tem como objetivo auxiliar os alunos no processo de absorção da matéria, todavia o professor tem o papel de orientar os discentes de como a tecnologia deve ser utilizada para arrecadar mais conhecimento. Prensky diz ainda que essa tecnologia atual nos da todos os meios de ser autodidata, com isso, surge o professor para desenvolver de forma mais propícia e vantajosa à utilização da internet para aprender mais e melhor. Portanto, o objetivo da aplicação desta atividade é diagnosticar a influência das mídias no ensino de química.
Material e métodos
O Pixton é um aplicativo que se encontra na rede, se trata da montagem de quadradinhos e modelagem dos personagens. O mesmo conta com diversas maneiras de montar as histórias, a primeira é “quadrinho” nessa opção você monta em apenas um quadro que é dividido em quadrinhos um curta ou um longa. A segunda opção é “HQ com legendas” nessa opção você deve colocar um título para cada quadrinho ou uma descrição da história do que irá conter nos balões dos personagens. Já o “graphic nobel” são quadrinhos mais complexos com vários tamanhos de layout. Logo em seguida, você deve escolher um “local para a sua história” o aplicativo conta com 69 opções de locais diferentes para você criar sua história. Feito essas partes, o próximo se refere a montagem dos quadrinhos e as histórias. Os quadrinhos podem ir variando, pois se você escolhe um determinado local para contar essa história dentro desse “local/cenários” como, por exemplo: segunda guerra mundial, supermercado, jardins, entre outros sub-cenários para variar a história. Na modelagem dos personagens á opção de escolher a maneira como deseja colocar seu boneco, seja ele sentado, em pé, deitado, expressão de espanto, expressão de medo entre outras inúmeras expressões e modos. Dessa forma, os alunos do terceiro ano do ensino médio foram para o laboratório de informática e construíram suas próprias “histórias em quadrinhos” baseando-se ao tema: Química Orgânica.
Resultado e discussão
Após as montagens das histórias em quadrinhos, utilizando o Pixton,
foi aplicado um questionário de opinião, para os alunos, composto por
cinco perguntas ressaltando os pontos positivos e negativos sobre a
aplicação da atividade. O mesmo foi feito no Google Forms e enviado
no e-mail dos alunos que haviam participado da aula.
Avaliando a resposta dos alunos foi possível relatar que a atividade
permitiu trabalhar o senso criativo dos mesmos, alguns discentes ressaltaram
que a ferramenta possibilitou que o conteúdo de química orgânica, já
trabalhado em sala de aula, ficasse mais claro e entendedor. Nota-se que
houve o estimulo dos alunos por estar saindo da monotonia da sala de aula, e
desenvolver neles o interesse e o aprendizado pelo
assunto.
Algumas respostas chamaram a atenção, pois a atividade teve um grande
impacto na assimilação do conteúdo depois que os discentes construíram as
histórias, mais de 80% dos alunos disseram que gostaria que os professores
aplicassem mais atividades desse tipo. Observa-se a partir do questionário,
que a avaliação do programa obteve um valor positivo, podendo destacar
alguns comentários dos discente: “visualizar a situação na prática é muito
mais gratificante.”, “a matéria fica mais criativa e divertida”. Entretanto,
apesar do vasto resultados positivo, observa que à entre os alunos o receio
da aplicação de novas ferramentas educacionais, pois, acostumaram com o modo
tradicional de aula.
Diante dos posicionamentos acima, é evidente que a tecnologia tem um saldo
positivo na construção do conhecimento, apesar do receio entre alguns
alunos, por ser algo novo, consta que é valido o uso de ferramentas, como o
Pixton sendo forma de aprendizagem paraauxiliar os alunos nessa
construção de novos saberes.
Conclusões
Desta forma, é válido pensar em utilizar todas as vertentes possíveis para fazer com que os discentes aprendam melhor o conteúdo de química que está sendo exposto. Com isso, o Pixton é uma ferramenta válida para construção de saberes. Através dessa prática diversifica os alunos vão rompendo esses paradigmas de que as aulas são monótonas e cansativas. Em virtude do que foi mencionado, existem vários métodos que são extremamente eficazes no ensino de química, as tecnologias podem ser trabalhadas a favor do ensino-aprendizagem, cabe saber desenvolve-las de modo benéfico para a educação.
Agradecimentos
Agradeço ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
Referências
PRENSKY, M. O papel da Tecnologia no Ensino e na Sala de Aula. Caxias do Sul, 2010, v.15, n.2, p.201-204.
TONIDANDEL, C. T., A prática de ensino de Química em uma Instituição de Ensino Médio: Inovação X Tradição. Belo Horizonte, 2007, p.1-119.