Dominós das Funções Oxigenadas: Um Jogo didático no Conteúdo de Química Orgânica

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, A.M.S. (IFPE) ; Lira, M.L.R. (IFPE) ; Silva, R.D. (IFPE) ; Almeida, R.R.N. (IFPE) ; Santos, V.A. (IFPE) ; Souza, D.O. (IFPE)

Resumo

A utilização de jogos didáticos no Ensino de Química é um instrumento pedagógico que ganha visibilidade nas aulas, tornando mais atrativas e divertidas na forma de aprender e tornando uma disciplina agradável e útil. Objetivou-se perceber os impactos da utilização de um jogo didático relacionado à “Funções Oxigenadas” no aprendizado dos estudantes. Em uma das dimensões, obteve-se melhora cognitiva tingindo os objetivos dos “dominós” que é identificar os grupos funcionais, informar-se sobre as estruturas e as ligações entre os grupos funcionais, e a identificação dos grupos funcionais nas nomenclaturas. Constatamos que os "Dominós" poder ser utilizado como um dos instrumentos para auxiliar ao ensino de Química, no conteúdo de “Funções Oxigenadas”.

Palavras chaves

Jogos Didáticos; Funções Oxigenadas; Ensino de Química

Introdução

Muitas são as problemáticas existentes no âmbito escolar no processo de ensino-aprendizagem, precipuamente nos componentes de Física, Química e Matemática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que se desenvolve no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Vitória de Santo Antão, tem como um dos objetivos desenvolver estratégias inovadoras de superação de dificuldades relativas ao Ensino de Química. São várias estratégias de intervenção no âmbito educacional. Dentre elas está a aplicação dos jogos didáticos. Os jogos proporcionam ao aluno uma forma prazerosa e divertida de estudar, além de oferecer ao professor uma maneira diferente de avaliar a assimilação do alunado em relação aos conteúdos estudados, de revisar conteúdo ou como um meio mais dinâmico de fixar o conhecimento, permitindo a identificação de erros de aprendizagem. (ZANON et al., 2008). Além disso, o professor pode auxiliar o aluno na tarefa de formulação e reformulação de conceitos, ativando seus conhecimentos prévios e articulando-os a uma nova informação que está sendo apresentada. (POZO, 1998). Segundo o Kishimoto (2001) o jogo educativo há duas funções: (1) Função lúdica - ou seja, o jogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer quando escolhido voluntariamente; (2) Função educativa – ou seja, o jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão de mundo. O jogo “Dominós das Funções Oxigenadas”, tratará com a função educativa onde aprende – brincando. Nesse contexto, objetivou-se perceber os impactos da utilização de um jogo didático relacionado às “Funções Oxigenadas” no aprendizado dos estudantes, em uma escola parceira do Instituto como campo de trabalho, no âmbito do PIBID.

Material e métodos

Essa pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, constituindo uma pesquisa-ação aplicada na EREM José Joaquim da Silva Filho, no município de Vitória de Santo Antão-PE, abrangendo as duas turmas dos terceiros anos do Ensino Médio, totalizando 96 alunos, no período de Abril e Maio de 2015. Após a abordagem teórica pelo docente da disciplina acerca do conteúdo de Funções Oxigenadas, foram propostas algumas atividades de aplicação do jogo e lista de exercícios. A partir daí as ações metodológicas constituíram-se em três etapas: (I) Aplicação de uma lista de exercícios; (II) Aplicação dos “Dominós”; (III) Aplicação de uma segunda lista de exercícios. Os “Dominós das Funções Oxigenadas” como mostra a figura 01, são compostos por 03 tipos, sendo eles: (1) Dominó por Grupo Funcional; (2) Dominó por Estruturas; (3) Dominó por Nomenclatura, o primeiro é utilizado para identificar e reconhecer os grupos funcionais das funções oxigenadas; Já o segundo é para discenir os grupos funcionais presentes em quaisquer estruturas; E o terceiro é para distinguir os grupos funcionais por meio da nomenclatura. Utilizamos como orientação para construção destes jogos os estudos de Fonseca (2010).

Resultado e discussão

Na primeira etapa questionamos a respeito das quantidades e quais são os grupos funcionais das “Funções Oxigenadas”, e a partir disso pode-se observar na imagem 02 (1ª Questão) que antes da intervenção obteve uma variação entre a quantidade dos grupos funcionais das “Funções Oxigenadas”, já após a aplicação do jogo teve um acréscimo na quantidade dos grupos funcionais, tendo assim um percepção positiva. Na mesma imagem (2ª Questão) observa-se quais são os grupos funcionais das funções oxigenadas, que anteriormente os sujeitos alcaçaram uma quantidade significativa a respeito dos grupos funcionais, nesta perspectiva identificamos que os alunos com os seus conhecimentos prévios responderam, e posteriormente a aplicação do jogo, obteve um aumenta no intervalo de 11 a 22 grupos funcionais. Na (3ª Questão) foram relacionadas a percepção da componente de Química, e constatamos que os mesmos tinha uma pensamento que a Química era “Ruim”, que após o jogo obteve um melhora na forma de pensar sobre esta componente. Após as intervenção os jogos foram vistos com olhar positivo, que durante a intervenção teve um lista de exercícios para saber quais são os grupos funcionais, identificar os grupos funcionais nas estruturas e por fim saber as nomenclaturas relacionando com os grupos funcionais, pode-se afirmar que o jogo contribuiram positivamente no processo de ensino e aprendizagem. E sobre os “Dominós”, cada um deles cooperaram na sua forma de ser trabalhada, no primeiro identificar a quantidade e quais são os grupos funcionais, o segundo atribuiu sobre as estruturas e as ligações entre os grupos funcionais, e o terceiro auxilio na ideia de nomenclaturas.

Imagem 01: Intervenções do jogo “Dominós das Funções Oxigenadas”

Intervenções do jogo “Dominós das Funções Oxigenadas” - Estrutura do jogo e desenvolvimentos das intervenções;

Imagem 02: Resultados das Intervenções

Resultados das Intervenções - Gráficos da 1ª e 2ª questão das lista de exercícios, antes e após as intervenções;

Conclusões

Portanto, o jogo didático é um instrumento que transmuda positivamente o ambiente escolar no tocante às associações estabelecidas em sala de aula. Cooperando para que os discentes envolvidos, em sua maior parte, desenvolvessem habilidades de mencionar os grupos funcionais das funções oxigenadas em quaisquer estruturas, nomenclaturas e em várias outras situações. Os dominós constataram que essa ferramenta ajudou no processo de ensino e aprendizagem de Química, e poder ser utilizado com um dos instrumentos para auxiliar o ensino de "Funções Oxigenadas" em Química Orgânica.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Deus por tudo. Ao PIBID IFPE/CAPES pelo fomento à pesquisa, e os orientadores Magadã Lira e Ronaldo Dionísio, pelo incentivo e dedicação, ao su

Referências

FONSECA, M. R. M.; Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Edição. São Paulo, Editora: FTD, v. 3.
KISHIMOTO, M.T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5ºed São Paulo, 2001.
POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 3ª ed. Tradução de J. A. Llorens. Porto Alegre: Artmed, 1998. 284p.
ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.

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