Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO DE QUÍMICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 9° ANO: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA
AUTORES: Sousa, F.L.S. (IFPI) ; Carvalho, F.L.S. (IFPI) ; Machado, I.C.P. (IFPI)
RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola
pública da zona rural localizada no município de Francisco Santos/PI. Trata-se de
uma pesquisa-ação que foi desenvolvida a partir da inserção de conteúdos de
química no 9º ano do Ensino Fundamental, com vistas a avaliar os impactos dessa
inserção na aprendizagem da disciplina de Química no 1º ano do Ensino Médio.
Concluiu-se que, conforme preconizam os PCN, as ciências nas séries finais do
ensino fundamental devem ser trabalhadas a partir de eixos que incluam conteúdos
relacionados também à química, pois, quanto mais cedo os estudantes conhecerem e
se familiarizarem com os conteúdos de química, naturalmente de forma articulada e
contextualizada, maior e mais significativa será a aprendizagem dos mesmos.
PALAVRAS CHAVES: ENSINO DAS CIÊNCIAS; INICIAÇÃO DA QU; DIFICULDADES EM QUÍMICA
INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orienta que os conteúdos de Química
devem ser inseridos na escola desde o Ensino Fundamental, todavia, a maioria dos
conteúdos trabalhados em Ciências nesse nível de ensino prioriza conhecimentos
relacionados à Biologia.
Sabe-se que é no Ensino Fundamental que se trabalha as bases necessárias
para o ingresso ao Ensino Médio, porém, no que se refere à Química, o aluno
pouco desenvolve a base necessária para o seu aprofundamento no Ensino Médio.
Os PCN preconizam que os conteúdos devem se relacionar com a pesquisa,
despertando nos alunos a curiosidade para a descoberta, de forma que atentem
para os impactos causados pelo próprio desenvolvimento das ciências, bem como
para o estabelecimento de relações entre conceitos e práticas sociais e consigam
intervir na realidade a qual esteja inserido, com responsabilidade social e
ambiental.
Nesse sentido, é necessário que os estudantes do ensino fundamental,
tenham acesso aos conhecimentos relacionados às ciências da natureza, que
inclui, inclusive, a química, como forma de criarem as bases necessárias ao
ingresso no ensino médio, com autonomia, o que colaborará para a formação de
sujeitos-cidadãos.
Por outro lado, o ingresso do estudante no ensino médio, sem o
desenvolvimento das bases necessárias para o estudo da química, pode levar o
aluno a desenvolverem dificuldades de aprendizagem, inclusive por temerem a
matéria, já que são conteúdos por ele desconhecidos, que exigem certo nível de
abstração.
Dessa forma, este trabalho descreve o resultado de uma pesquisa na
qual foi possibilitado aos estudantes de uma escola rural o acesso aos conteúdos
de química, no nono ano do ensino fundamental e avaliado os impactos desse
acesso no desempenho dos alunos no ingresso ao ensino médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em duas fases, na primeira em uma
escola pública da zona rural do Município de Francisco Santos/PI, na escola Isac
Pereira com todos os estudantes regularmente matriculados no 9º ano do ensino
fundamental, sendo num total de 14 alunos; na segunda, na Unidade Escolar
Professor Mariano da Silva Neto, participaram estudantes matriculados no 1º ano
do ensino médio que não tiveram acesso a conteúdos de química no nono ano do
ensino fundamental, sendo o universo de 26 alunos, tendo a amostra de 40% da
amostra, correspondente a 10 alunos, e os alunos egressos do ensino fundamental,
todos que participaram da 1ª fase.
Na primeira fase, organizamos uma sala de aula na qual trabalhamos os conteúdos
de química com os estudantes durante todo o ano letivo. As aulas aconteceram em
horário inverso e a metodologia de ensino utilizada permitiu a contextualização
dos conteúdos com o cotidiano dos estudantes.
Na segunda, tivemos três momentos: no primeiro, observou-se, de forma
assistemática, o desempenho dos estudantes da primeira etapa ao ingressarem no
ensino médio, na sala de aula, especificamente nas aulas de química, bem dos
demais que não fizeram parte da primeira fase.
No segundo momento, foi aplicado um questionário aos alunos que fizeram parte da
turma de iniciação de química (primeira fase) e outro a uma amostra de 25% dos
alunos da mesma turma, porém que não tiveram acesso a conteúdos de química no
ensino fundamental, de um total de 36 alunos.
Na análise dos dados comparamos as respostas dos alunos que participaram da
primeira fase com os da segunda, confrontando com os dados coletados na
observação assistemática. Finalmente, no terceiro momento, analisamos as notas
dos estudantes que participaram da primeira fase com os da segunda
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esta pesquisa apresentou resultados significativos em relação ao objetivo
proposto. Quando questionado aos alunos que participaram da primeira fase se
tiveram alguma dificuldade em química no primeiro semestre do 1°ano do ensino
médio, apenas um, correspondente a 7,1% respondeu afirmativamente, enquanto os
demais afirmaram que não tiveram nenhuma dificuldade em aprender, o que foi
corroborado com o resultado das notas obtidas até o dia da pesquisa, as quais
indicavam que todos eles obtiveram notas para aprovação (6,0), inclusive o aluno
que afirmou ter enfrentado dificuldades.
No que diz respeito aos alunos que não participaram da segunda fase, 80%
afirmaram que tinham dificuldades, enquanto 20% não afirmaram não ter, sendo que
as justificativas obtidas sobre as dificuldades encontradas estavam relacionada
a nunca terem visto química antes. Também tivemos a comprovação através das
notas obtidas pelos mesmos, o percentual permaneceu o mesmo em relação às notas
obtidas abaixo da média.
Já em relação aos dados obtidos na observação, ficou claro que os que
participaram da primeira fase do projeto eram mais participativos, desenvoltos e
correspondiam às expectativas do professor regente da disciplina, respondendo
com prontidão e, em geral, acertando às questões solicitadas pelo professor,
enquanto os que não participaram, tiveram uma menor participação nas aulas.
Observamos que a inserção de conteúdos da química já no ensino fundamental,
conforme preconiza os PCN, possibilita aos estudantes maiores possibilidades de
obterem sucesso no ensino médio, na medida em que, além de lidarem precocemente
com os principais problemas que envolvem os objetos de estudo da química,
diminuem o preconceito quanto essa disciplina ser difícil, inacessível e que não
conseguirão aprender.
CONCLUSÕES: A partir desta pesquisa observamos a importância da iniciação de química no ensino
fundamental, pois como afirma Chassot (1992) “o conhecimento químico deve permear
toda a área de ciências de 5ª a 8ª séries, e não se restringir a um semestre
isolado, no final do primeiro grau, onde em geral se antecipam conteúdos do
segundo grau”.
O resultado desta pesquisa servirá de apoio ao Município de Francisco
Santos/PI para a melhoria da qualidade do ensino na zona rural, pois pode
possibilitar ao estudante constituir-se sujeito de seu próprio aprendizado, na
medida em que (re) constrói conhecimento.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus,ao IFPI por ter nos apoiado nesse trabalho, agradeço a minha
professora Iracema da Costa Pimentel Machado e minha amiga Luana Carvalho
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN. Disponível em: http//www.portal.mec.gov.br. Acesso em 29/03/2012.
CHASSOT, A.I. Para que(m) é útil o nosso ensino de química. Espaços da Escola. Ijuí: UNIJUÍ, n. 5, p. 43-51, 1992.