53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO DE QUÍMICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 9° ANO: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA

AUTORES: Sousa, F.L.S. (IFPI) ; Carvalho, F.L.S. (IFPI) ; Machado, I.C.P. (IFPI)

RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da zona rural localizada no município de Francisco Santos/PI. Trata-se de uma pesquisa-ação que foi desenvolvida a partir da inserção de conteúdos de química no 9º ano do Ensino Fundamental, com vistas a avaliar os impactos dessa inserção na aprendizagem da disciplina de Química no 1º ano do Ensino Médio. Concluiu-se que, conforme preconizam os PCN, as ciências nas séries finais do ensino fundamental devem ser trabalhadas a partir de eixos que incluam conteúdos relacionados também à química, pois, quanto mais cedo os estudantes conhecerem e se familiarizarem com os conteúdos de química, naturalmente de forma articulada e contextualizada, maior e mais significativa será a aprendizagem dos mesmos.

PALAVRAS CHAVES: ENSINO DAS CIÊNCIAS; INICIAÇÃO DA QU; DIFICULDADES EM QUÍMICA

INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orienta que os conteúdos de Química devem ser inseridos na escola desde o Ensino Fundamental, todavia, a maioria dos conteúdos trabalhados em Ciências nesse nível de ensino prioriza conhecimentos relacionados à Biologia. Sabe-se que é no Ensino Fundamental que se trabalha as bases necessárias para o ingresso ao Ensino Médio, porém, no que se refere à Química, o aluno pouco desenvolve a base necessária para o seu aprofundamento no Ensino Médio. Os PCN preconizam que os conteúdos devem se relacionar com a pesquisa, despertando nos alunos a curiosidade para a descoberta, de forma que atentem para os impactos causados pelo próprio desenvolvimento das ciências, bem como para o estabelecimento de relações entre conceitos e práticas sociais e consigam intervir na realidade a qual esteja inserido, com responsabilidade social e ambiental. Nesse sentido, é necessário que os estudantes do ensino fundamental, tenham acesso aos conhecimentos relacionados às ciências da natureza, que inclui, inclusive, a química, como forma de criarem as bases necessárias ao ingresso no ensino médio, com autonomia, o que colaborará para a formação de sujeitos-cidadãos. Por outro lado, o ingresso do estudante no ensino médio, sem o desenvolvimento das bases necessárias para o estudo da química, pode levar o aluno a desenvolverem dificuldades de aprendizagem, inclusive por temerem a matéria, já que são conteúdos por ele desconhecidos, que exigem certo nível de abstração. Dessa forma, este trabalho descreve o resultado de uma pesquisa na qual foi possibilitado aos estudantes de uma escola rural o acesso aos conteúdos de química, no nono ano do ensino fundamental e avaliado os impactos desse acesso no desempenho dos alunos no ingresso ao ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em duas fases, na primeira em uma escola pública da zona rural do Município de Francisco Santos/PI, na escola Isac Pereira com todos os estudantes regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental, sendo num total de 14 alunos; na segunda, na Unidade Escolar Professor Mariano da Silva Neto, participaram estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio que não tiveram acesso a conteúdos de química no nono ano do ensino fundamental, sendo o universo de 26 alunos, tendo a amostra de 40% da amostra, correspondente a 10 alunos, e os alunos egressos do ensino fundamental, todos que participaram da 1ª fase. Na primeira fase, organizamos uma sala de aula na qual trabalhamos os conteúdos de química com os estudantes durante todo o ano letivo. As aulas aconteceram em horário inverso e a metodologia de ensino utilizada permitiu a contextualização dos conteúdos com o cotidiano dos estudantes. Na segunda, tivemos três momentos: no primeiro, observou-se, de forma assistemática, o desempenho dos estudantes da primeira etapa ao ingressarem no ensino médio, na sala de aula, especificamente nas aulas de química, bem dos demais que não fizeram parte da primeira fase. No segundo momento, foi aplicado um questionário aos alunos que fizeram parte da turma de iniciação de química (primeira fase) e outro a uma amostra de 25% dos alunos da mesma turma, porém que não tiveram acesso a conteúdos de química no ensino fundamental, de um total de 36 alunos. Na análise dos dados comparamos as respostas dos alunos que participaram da primeira fase com os da segunda, confrontando com os dados coletados na observação assistemática. Finalmente, no terceiro momento, analisamos as notas dos estudantes que participaram da primeira fase com os da segunda

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esta pesquisa apresentou resultados significativos em relação ao objetivo proposto. Quando questionado aos alunos que participaram da primeira fase se tiveram alguma dificuldade em química no primeiro semestre do 1°ano do ensino médio, apenas um, correspondente a 7,1% respondeu afirmativamente, enquanto os demais afirmaram que não tiveram nenhuma dificuldade em aprender, o que foi corroborado com o resultado das notas obtidas até o dia da pesquisa, as quais indicavam que todos eles obtiveram notas para aprovação (6,0), inclusive o aluno que afirmou ter enfrentado dificuldades. No que diz respeito aos alunos que não participaram da segunda fase, 80% afirmaram que tinham dificuldades, enquanto 20% não afirmaram não ter, sendo que as justificativas obtidas sobre as dificuldades encontradas estavam relacionada a nunca terem visto química antes. Também tivemos a comprovação através das notas obtidas pelos mesmos, o percentual permaneceu o mesmo em relação às notas obtidas abaixo da média. Já em relação aos dados obtidos na observação, ficou claro que os que participaram da primeira fase do projeto eram mais participativos, desenvoltos e correspondiam às expectativas do professor regente da disciplina, respondendo com prontidão e, em geral, acertando às questões solicitadas pelo professor, enquanto os que não participaram, tiveram uma menor participação nas aulas. Observamos que a inserção de conteúdos da química já no ensino fundamental, conforme preconiza os PCN, possibilita aos estudantes maiores possibilidades de obterem sucesso no ensino médio, na medida em que, além de lidarem precocemente com os principais problemas que envolvem os objetos de estudo da química, diminuem o preconceito quanto essa disciplina ser difícil, inacessível e que não conseguirão aprender.

CONCLUSÕES: A partir desta pesquisa observamos a importância da iniciação de química no ensino fundamental, pois como afirma Chassot (1992) “o conhecimento químico deve permear toda a área de ciências de 5ª a 8ª séries, e não se restringir a um semestre isolado, no final do primeiro grau, onde em geral se antecipam conteúdos do segundo grau”. O resultado desta pesquisa servirá de apoio ao Município de Francisco Santos/PI para a melhoria da qualidade do ensino na zona rural, pois pode possibilitar ao estudante constituir-se sujeito de seu próprio aprendizado, na medida em que (re) constrói conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus,ao IFPI por ter nos apoiado nesse trabalho, agradeço a minha professora Iracema da Costa Pimentel Machado e minha amiga Luana Carvalho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN. Disponível em: http//www.portal.mec.gov.br. Acesso em 29/03/2012.
CHASSOT, A.I. Para que(m) é útil o nosso ensino de química. Espaços da Escola. Ijuí: UNIJUÍ, n. 5, p. 43-51, 1992.