53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: KALZIUM: USANDO O SOFTWARE LIVRE PARA O ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: Borges Maciel, I. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Costa Ramos, K. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Kaique de Souza, H. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA) ; Romão Rondon da Silva, V. (IFMT - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA)

RESUMO: Objetivou-se a implementação de uma ferramenta que contribuísse para o ensino da Química no Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá Bela Vista. O projeto contou com o apoio da direção do campus e do setor de T.I. Conclui-se que, por meio da orientação dada à turma acerca do software e, também, através dos resultados obtidos por um questionário aplicado aos alunos, eles perceberam o potencial do software e o instalariam em seus computadores. Contudo, apenas um dos estudantes possui em seu computador o sistema operacional Linux, necessário para o funcionamento do programa. Apesar disso, o projeto foi bem-sucedido, já que os alunos mostraram curiosidade e interesse ao manusear a infinidade de recursos oferecidos pelo Kalzium, fazendo com que a aula transcorresse de maneira dinâmica.

PALAVRAS CHAVES: ENSINO; SOFTWARE LIVRE; KALZIUM

INTRODUÇÃO: Todos os objetos à nossa volta são feitos de átomos interligados. A base de qualquer material são os elementos da tabela periódica. Para entender os conceitos básicos sobre o mundo é necessário, definitivamente, ter conhecimento básico acerca da Física e da Química. O uso do computador na educação, seja em cursos totalmente a distância ou em cursos onde o computador é apenas um item a mais, é, sem dúvida alguma, indispensável. A tecnologia e a infraestrutura necessária para a aplicação de computadores na educação, dependendo da solução adotada, podem se tornar proibitiva, configurando um fator de exclusão. Somente instituições providas de elevados recursos financeiros para investimento nesta área poderiam oferecer a seus alunos acesso a esta tecnologia fundamental nos dias de hoje. O software livre, mesmo não sendo uma solução universal para a problemática enfrentada pelas escolas brasileiras, pode contribuir significativamente para a disseminação e uso em larga escala de soluções eficientes e de baixo custo para a educação mediada por computador. O Kalzium é um desses softwares livres e reúne informações a respeito dos elementos químicos presentes na tabela periódica. O programa oferece recursos que ajudam a calcular dados de substâncias, dicionário de termos e alertas de segurança. O projeto tem por objetivo, introduzir o Kalzium no processo de ensino-aprendizagem da comunidade do campus Cuiabá Bela Vista, dando aos professores um mecanismo interativo para a aplicação de suas atividades e proporcionando aos alunos o contato com um material que desperte seu interesse e sua curiosidade e que, dessa maneira, torne o estudo da química mais agradável.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiro, utilizou-se a ferramenta "Central de Programas do Ubuntu", no sistema operacional Linux Ubuntu 13.04, para buscar o software. Então, foi baixado e, automaticamente, instalado. Assim, podendo ser aberto pelo atalho na área de trabalho. Em seguida, o software foi executado e explorado, avaliando a sua capacidade de atender às necessidades do projeto. A partir dessa avaliação, foram tiradas as primeiras impressões a respeito do software. Após executados todos os testes no programa e depois de realizadas todas as análises necessárias, foi elaborado um questionário que seria respondido pelos alunos após uma atividade desempenhada em sala que seria preparada por um professor interessado e disposto a disponibilizar uma de suas aulas para a aplicação do programa. No caso, esse professor foi a própria orientadora do projeto. A atividade consistiu na construção de tabelas periódicas, em papel, pelos próprios alunos, tabelas essas que seriam usadas por eles ao longo do curso. A atividade explorou bem os recursos visuais oferecidos pelo programa, levando-os ao aprofundamento de como utilizar cada ferramenta e como usar cada informação visualizada. O questionário online foi elaborado no Google docs (Google Docs). Assim que os alunos terminaram a atividade, foram solicitados a preencher esse questionário. Finalmente, as respostas foram encaminhadas automaticamente para uma planinha no excel, para que fossem analisadas e usadas nas discussões do projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os gráficos demonstram que, apesar de os estudantes avaliarem o programa como bom, e estarem dispostos a usá-lo em seus computadores, a impopularidade do Sistema Operacional Linux em computadores domésticos se apresenta como um empecilho na disseminação do software entre os alunos, fora do ambiente escolar. Entretanto, pelo fato de o Linux ser, quase que na totalidade, o sistema operacional utilizado nas escolas, a implantação do Kalzium se apresenta como um projeto viável, que pode, assim como foi no Campus Cuiabá Bela Vista, ser implantado em outras escolas.

Alunos que usariam o Kalzium

85% dos alunos utilizariam o software em casa.

Avaliação do Kalzium

Nenhum dos alunos considerou o programa péssimo ou ruim, demonstrando o grau de aceitação e satisfação dos alunos que o utilizaram.

CONCLUSÕES: Com o estudo e pesquisa na área de softwares livres, com o achado, especificamente, do software Kalzium e com a aplicação do projeto de pesquisa na comunidade, foi possível concluir que o programa tem plena capacidade de se comportar como um mecanismo que vêm somar no processo de ensino-aprendizagem, facilitar a fixação de conteúdos e, sobretudo, desenvolver nos alunos o interesse pelo aprendizado e pelo estudo da Química, e que, assim como foi implantado no campus Cuiabá Bela Vista, pode ampliar fronteiras e ser implantado em outras escolas.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a professora Suzana Aparecida da Silva por nos orientar na elaboração do projeto e disponibilizar suas aulas para a aplicação do mesmo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, R. Q. de. Software Livre na Educação, Arquivo, Dicas-L, fev, 2000. Dis-ponível em <http://www.dicas-l.com.br/arquivo/software_livre_na_educacao.php#.Udeq5fk3vLR>. Acesso em 01 jul. 2013.

FAGUNDES, L.[17 de junho, 2013]. Terra. Entrevista concedida ao Terra. Disponível em <http://noticias.terra.com.br/educacao/educadora-de-83-anos-defende-mudanca-radical-no-ensino,90923e060f34f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html>. Acesso em 25 jun. 2013.

NIEHAUS, C. Kalzium Review. Linux Software Reviews, softpedia, jul. 2006. Dispo-nível em <http://www.softpedia.com/reviews/linux/Kalzium-Review-21852.shtml>. Acesso em 30 jun. 2013.